Marcus Vinícius Freire Deixa O Comitê Olímpico Do Brasil

O Comitê Olímpico do Brasil (“COB”) anunciou, hoje, que o superintendente de esportes, Marcus Vinícius Freire, deixa o Comitê Olímpico do Brasil. Nunca saberemos as razões reais de tal rompimento, na medida em que, aparentemente, vinha cumprindo bem as suas funções. Marcus Vinícius foi superintendente de esportes por oito anos, cargo esse remunerado, pois que nessa condição era funcionário do COB. Antes disso, ele foi Membro da Assembleia Geral da entidade por dez anos, posição essa sem remuneração.

Há alguns anos, quando a pressão para que Nuzman deixasse o COB aumentou, foram veiculadas várias matérias na imprensa, com declarações de atletas, inclusive, mencionando que Marcus Vinícius seria um bom nome de consenso para a sucessão. Foi ressaltado, na ocasião, que Marcus Vinícius era simpático às Confederações, entendia do assunto e era competente. Aqueles elogios públicos à Marcus Vinícius despertaram a ira vaidosa de Nuzman. Nuzman ficou furioso com aquelas matérias. Não muito tempo depois Nuzman retirou Marcus Vinícius da Assembleia Geral do COB e o contratou como empregado do órgão, dando-lhe a função que ocupou até hoje. Ao retirar Marcus Vinícius como Membro da Assembleia Geral e contratá-lo como funcionário, Nuzman eliminou qualquer possibilidade de candidatura. A condição de funcionário remunerado do COB tirou de Marcus Vinícius, estatutariamente, condições de postular a presidência.

Nuzman também não poderia, simplesmente, dispensar os serviços de Marcus Vinícius. Era o meio de um ciclo Olímpico e não poderia haver uma ruptura definitiva.  Marcus Vinícius era peça relevante para o projeto do COB.

Talvez, agora, encerrado o ciclo Olímpico de 2.016, Nuzman tenha decidido que o ciclo de Marcus Vinícius Freire na entidade também tenha acabado.

Vale lembrar que antes de assumir a sua função remunerada no COB, Marcus Vinícius Freire foi diretor da AON Seguros no Brasil. A AON Seguros era quem fazia os seguros do COB.

Categorias olimpismo

Deixe um comentário