Home

Nuzman Fez Discursos Vazios

agosto 22, 2016

Os pontos realmente fracos das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos foram os discursos de Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador. Nuzman fez pronunciamentos recheados de clichês. Não passou nenhuma mensagem sobre o esporte e o Movimento Olímpico. Tentou fazer “voz de momento histórico” quando bradava genialidades como “Acredite no seu sonho” e “Viva o Rio”. Também não deveria ter gritado “O melhor lugar do mundo é aqui”. É deselegante com os povos de todo mundo que estavam reunidos no Maracanã e com os bilhões de expectadores que viam pela televisão. Foram frases de efeito para não ser vaiado. Espera-se mais de alguém que foi atleta olímpico e que acumula as presidências do COB e do Co-Rio.

Mas Nuzman guardou suas pérolas para as entrevistas que daria depois. Nuzman disse que dinheiro de empresa estatal não é dinheiro público. É de onde, então? Espera-se mais de um advogado que diz militar na profissão e tirar daí a fonte de renda para seu sustento. São conceitos elementares de direito. Se dinheiro de estatal não é público,  seria curioso Nuzman explicar o que são recursos públicos.

Nuzman também esmerou-se em dizer que um fator relevante para “entregar Jogos como o que eu entreguei” é estar a tanto tempo no poder. Essa frase é típica dos bufões ditadorezinhos latino-americanos, em que os acontecimentos confundem-se com a própria pessoa, vaidosa, que não reconhece méritos de mais ninguém. É o Rei Sol. desde que Nuzman assumiu a presidência do COB, há vinte e um anos, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos está no seu sétimo presidente. E nem por isso os Estados Unidos deixaram de seguir como a maior potência olímpica do planeta e realizar grandes eventos, inclusive Jogos Olímpicos. Enquanto o mais poderosos Comitê Olímpico do mundo dá demonstrações de quão salutar é a democracia e a alternância de poder, o cartola do Brasil segue, atrasado, dizendo que “O Rei Sou Eu”.

O Brasil precisa, urgentemente, renovar as suas estruturas de administração esportiva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: