Home

Controle de Doping Deve Ser Política de Estado.

julho 18, 2016

As provas que a WADA entregaram ao COI de que a Rússia utilizou o doping como política de Estado é mais uma prova contundente daquilo que, muitas vezes, já frisei. Os mecanismos de controle de doping não podem estar circunscritos ao âmbito das entidades esportivas e aos seus Tribunais. O combate ao doping deve ser tratado com o mesmo rigor do tráfico de drogas, ou do tráfico de armas. O esporte é um dos principais mercados do planeta, que atrai diariamente milhões de pessoas e movimenta muito dinheiro. Daí que muitos desonestos querem tirar proveito de modo impróprio dessa visibilidade que o esporte proporciona. E utilizam o doping para obter vantagens indevidas. Como se não bastasse, verifica-se que a Rússia põe seu poderoso aparato estatal a serviço dessa prática repugnante. Sou favorável a punições severíssimas à Rússia, exemplares, mesmo que isso atinja, eventualmente, atletas “limpos”. Será o ônus de ser atleta/cidadão de um país que adota práticas criminosas.

Entretanto, punir exemplarmente a Rússia e seus atletas não será suficiente. É necessário que o COI e a WADA sensibilizem os governos dos países membros do Movimento Olímpico e as entidades internacionais, como a ONU, que o combate ao doping deve ser uma questão de Estado. Os países, em cooperação com seus Comitês Olímpicos e agências locais antidoping devem formular políticas austeras de vigilância do doping. As nações (de governo para governo) também devem trocar informações entre si sobre as medidas tomadas para coibir a propagação do doping. As polícias federais de cada Estado e a Interpol devem estar envolvidas para investigar e prender os traficantes de substâncias dopantes, os facilitadores, os distribuidores, os estimuladores, os que fazem vistas grossas, os usuários, todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte dessa teia maléfica e milionária.

O tráfico e o uso do doping devem ser criminalizados, pelo que os processos legais envolvendo essas questões não podem restringir-se ao âmbito da Justiça Desportiva. Os traficantes de doping devem ter o mesmo tratamento de um traficante internacional de drogas. É equivocado dizer que o usuário de doping é “dependente químico”, Não é. O usuário de doping age dolosamente, ingere substância proibida como intuito deliberado de obter vantagens atléticas indevidas, que possivelmente lhe proporcione resultados melhores, que resultarão em mais dinheiro.

Quando o combate ao doping tornar-se questão de Estado e quando o tráfico e uso dessas substâncias for criminalizado, terá sido dado um enorme passo para erradicar esse mal do esporte. O esporte é um meio de vida saudável e não uma propaganda para a morte, para a trapassa.

Anúncios

One Response to “Controle de Doping Deve Ser Política de Estado.”

  1. Roberto Says:

    Prezado Alberto,
    Você é advogado. Estamos acusando a Rússia sem ao menos dar chance de se defender do relatório da WADA. Ressalto que foi feito por um Canadense que há alguns anos atrás eram um dos principais críticos da Rússia. É no mínimo suspeito. A Rússia enfrenta uma campanha política contrária incessante desde a anexação da Crimeia. Temos que ter o cuidado de não misturarmos política com esporte. E preliminarmente, na minha opinião, é o que está a ocorrer.
    Gostaria que fosse revisto esse relatório da WADA por outros especialistas não alinhados.
    Estamos condenando a Rússia sem chance de defesa. Isso para mim é o mais preocupante. Esse açodamento e urgência em punir, me preocupa. Se ficar comprovado, sem dúvidas, que houve apoio do Estado para a prática de doping dos atletas, concordo com você. Deverão punir a Rússia exemplarmente.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: