Home

O Ministério do Esporte Em Eventual Governo Temer.

abril 25, 2016

Lí no jornal que Michel Temer, se assumir o governo, iria eliminar o Ministério do Esporte e que ele ficaria em uma secretaria vinculada ao Ministério da Cultura. Essa mudança ocorreria logo após os Jogos Olímpicos, ainda segundo o mesmo jornal.

Desde sua criação, o Ministério do Esporte não tem se ocupado das funções que lhe seriam nobres e de interesse nacional, quais sejam, a criação de uma política de esporte de Estado, de longo prazo, para fomentar a base e a massificação da prática esportiva na população do Brasil, principalmente entre os jovens, nas escolas.

O Ministério do Esporte tem sido, apenas, um elemento de barganha em troca de votos no Congresso, com o estabelecimento de políticas meramente partidárias, que têm um fim em si mesmas. Tivemos Ministros do Esporte muito ruins, despreparados, como Agnelo Queiróz e Orlando Silva, que não deixaram rigorosamente nenhuma contribuição para o segmento. O Ministério do Esporte tem atuado com um mero órgão repassador de recursos, que não são poucos, via de regra para o alto rendimento. Se for para continuar assim, então que se acabe, mesmo, com o Ministério do Esporte. Mas se isso ocorrer, não deveria ser o Ministério da Cultura a tratar das coisas do esporte. Deveria ser o da educação, já que esporte e educação estão intrinsicamente ligados.

Tudo depende de o esporte ser prioridade de governo. Se o for, aí sim, mantém-se o Ministério e que peça ao Ministro que vier a assumir o posto, que estabeleça uma política de Estado para o setor, de longo prazo, massificando a sua prática nas escolas públicas do Brasil, democratizando o acesso ao esporte. Nesse caso, o Ministério do Esporte deve trabalhar em plena cooperação com os Ministérios da Educação e da Saúde.

O Ministro do Esporte deve ser alguém com pleno conhecimento da causa, uma unanimidade nacional, sem máculas, pessoa com credibilidade e que possa encampar o trabalho pela implantação da política de Estado nacional de esportes.

Sobre o que deva ser essa política nacional de Estado para o esporte, não vou alongar-me neste texto sobre o assunto. Isso demandaria um artigo longo. Tenho escrito e já me manifestei, em várias oportunidades, sobre o que ver a ser essa política nacional de Estado para o esporte e seus objetivos, a curto, médio e longo prazos, em minha opinião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: