Home

A Vela Olímpica Deveria Ser Em Búzios.

fevereiro 5, 2016

Ví uma matéria de um jornalista american, com imagens contudentes da sujeira da Baía da Guanabara, desafiando os membros do COI a mergulharem no local com suas famílias. O jornalista ainda diz que fazer a competição de Vela naquele local é um atentado contra a saúde dos atletas.

Com exceção dos políticos locais e cartolagem dos Jogos, todos sabem que fazer a Vela Olímpica na fétida Baía da Guanabara é péssimo. Afeta, também, a performance dos atletas. Os dirigentes do Brasil acham que navegar por aquelas águas imundas facilitará os velejadores do país a ganhar medalhas, porque estão acostumados com isso. Já ouvi várias vezes velejadores brasileiros dizendo que isso é falso.

Eu acho que manter a Vela na Baía da Guanabara fazia parte de um compromisso com empreendimentos imobiliários naquela região da cidade. Não tinha a ver com esporte. Tinha a ver com política e com negócios.

É comum em Jogos Olímpicos que a Vela seja feita fora da cidade sede, sendo levada para algum local próximo, que proporcione melhores condições para os atletas. Perto do Rio há Búzios, uma das melhores raias de Vela do mundo, que poderia abrigar essa modalidade. Pena que não será lá a competição.

A Baía da Guanabara será mais uma promessa não cumprida do Rio 2.016. Mais legado que não virá, uma vez que não haverá um metro cúbico sequer de despoluição.

Farão, apenas, uns paliativos nos dias de prova para que os atletas não se atrapalhem muito com a imundice e torcer muito para que as condições climáticas, de ventos e marés ajudem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: