Home

Jingles Olímpicos para Desviar o Foco.

dezembro 21, 2015

O governo federal começará a divulgar nos meios de comunicações jingles olímpicos com o tema “Somos Todos Brasil”. No link abaixo, o primeiro deles, na voz de Toni Garrido.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1721655-governo-lanca-campanha-da-rio-2016-e-exalta-que-brasileiro-faz-acontecer.shtml

Os jingles vão enaltecer a capacidade que o brasileiro tem de “fazer acontecer”. Nunca gostei dessas musiquinhas ufanistas que, na maioria das vezes, servem para desviar o foco do povo para problemas bem mais graves do País. As ditaduras, ou os governos encrencados em corrupção utilizam muito dessa tática.  Todas as ditaduras no Brasil, ao longo do tempo, tinham seus jingles patrióticos. O atual governo não é uma ditadura, mas está com níveis baixíssimos de aprovação e enrolado até o pescoço com denúncias comprovadas de corrupção.

Acho bom que no ano olímpico o país se envolva com o evento, que se crie uma mentalidade olímpica, que se conheça outros esportes que não somente o futebol, que se aproveite o momento para criar uma política de Estado para o esporte nacional, que o governo federal tenha vontade política de trabalhar pela base do esporte e trata-lo como uma questão de educação e saúde. As campanhas publicitárias podem ajudar nisso.

Mas é necessário muita atenção. Recentemente a imprensa publico e Rodrigo Janot confirmou que o presidente da Câmara Federal recebeu dinheiro para facilitar a aprovação de leis relativas à organização dos Jogos Olímpicos no Rio, em 2.016. E que o atual vice governador do Rio, então Senador Francisco Dornelles, atuou fortemente para a aprovação dessas medidas. Há várias outras denúncias que necessitam ser esclarecidas, tais como a questão das desapropriações forçadas na Vila Autódromo, o campo de golfe (ah, esse campo de golfe!), a explosão do orçamento, da questão do dinheiro do FGTS destinado para obras no Porto Maravilha (outra obra do Eduardo Cunha).

Os governos federal, estadual e municipal tem que esclarecer tudo isso ao povo brasileiro, ao Comitê Olímpico Internacional e aos organismos de controle e transparência.

Que esses jingles não sejam apenas mais um instrumento de marketing do Estado corrupto para desviar a atenção de fatos graves que envolvem a realização dos Jogos Olímpicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: