Home

O Pacto Das Empresas Pela Transparência no Esporte.

outubro 30, 2015

Nesta semana várias empresas importantes assinaram um pacto, pelo qual se comprometem a exigir transparência e modernidade das entidades esportivas para patrociná-las. É uma iniciativa da associação Atletas pelo Brasil, que reúne grandes nomes do nosso esporte.

A iniciativa é excelente e os atletas envolvidos são muito relevantes. O que questiono, desde o princípio, é como isso ocorrerá na prática. Sempre questionei qual o interesse de empresas nacionalmente conhecidas vincularem seus nomes a entidades desportivas sabidamente corruptas e desprestigiadas, cuja imagem delas próprias e de seus dirigentes são tenebrosas.  A conta é fácil. Nenhuma dessas empresas faz caridade. Elas colocam na ponta do lápis. Sabem que mesmo patrocinando entidades safadas, ainda assim o retorno de mídia lhes é financeiramente favorável. Sempre defendi que essas empresas deveriam, há muito, ter retirado todo e qualquer apoio financeiro à entidades esportivas sem transparência, com cartolas perenes e corruptas. Mas essas empresas nunca fizeram isso.

Por que agora, mediante esse Pacto, o fariam? Não precisa de Pacto para ser coerente e ajudar a melhorar a administração do esporte. Talvez o que tenha feito essas empresas assinarem o Pacto foi a pressão que a associação Atletas pelo Brasil tenha feito. As empresas não poderiam simplesmente ignorar vozes de atletas importantes que tanto já fizeram pelo esporte brasileiro e que já estão fartos da mesmice ruim da administração esportiva.

Todas as entidades esportivas e todos os cartolas são ruins? Não. Mas a maioria deles é. E isso tem que mudar.

Ainda assim questiono como essas empresas agirão na prática. Lendo os jornais de hoje, vejo que apenas uma delas manifestou-se sobre o Pacto, ainda assim laconicamente. As demais emitiram notas oficiais pouco estimulantes para quer efetivamente quer mudanças no esporte. Ponho, sim, um enorme ponto de interrogação se as empresas seguirão aquilo a que se comprometeram a fazer no Pacto. Treino é treino, jogo é jogo. Vamos ver, agora, como se comportam no jogo.

Tanto é assim que várias delas foram correndo ao encontro da CBF, para uma reunião fechada, como primeiro ato após a assinatura do Pacto.

Anúncios

4 Responses to “O Pacto Das Empresas Pela Transparência no Esporte.”

  1. Vicente Alves Says:

    Saudações. Transição para o acesso popular pela Internet dos eventos esportivos. Embora fundamental, a questão das quotas de TV dos clubes , do ponto de vista da gestão atual da televisão, vai ficando rapidamente obsoleta. A hiperdisponibilizacao da mídia digital, pela Internet, coloca a questão principal de como transformar, que medidas tomar, para chegar ao acesso popular. Principalmente com meritocracia, ou seja ranqueamento em campeonatos, espectativa de audiência (clubes com maiores torcedores) , campeonatos regionais, incentivando a formação de bons clubes e atletas , tornarão os eventos mais atraentes ao patrocinador. Os limites aos direitos de mídia devem ser flexibilizados, por maior segmentação e melhor licitação dos eventos. O acesso popular , por internet, com preços e horários de realização populares, dos eventos esportivos, é a tendência.

    Curtir

  2. Vicente Alves Says:

    Saudações. Usinas de entretenimento. A trilionaria e internacional oportunidade de gestão de formação de novos atletas e novos clubes, viabilizados pela realidade internacional e crescente da hiperdisponibilidade de mídia, aponta para setor estratégico de crescimento do Brasil neste século XXI. É estratégico o direcionamento neste sentido, face a possibilidade de internacionalização da gestão de oportunidades. O país, nestes últimos dez anos , está investindo na ordem de 0,1 Trilhão de reais na indústria de entretenimento , face ao Pan 07, Copa 14 e Rio 16. Pelas urgentes modificações na Lei Pele, 9.615/98, para dinamização do investimento privado na formação de novos atletas … e novos clubes … de alto rendimento esportivo.

    Curtir

  3. Vicente Alves Says:

    Saudações. Personalização e representatividade territorial como fator de atração de patrocínio das ligas independentes. Este internauta pergunta como o patrocinador de ligas esportivas pode ter certeza da visibilidade comercial em regiões não representadas por campeonatos ou eventos esportivos . É fundamental uma política de ranqueamento e representatividade territorial nas ligas esportivas, fomentando torneios classificatórios regionais. Poderia haver fator de ponderação de dividendos aos clubes, pelas ligas, por critério populacional aplicado às regiões. Em ligas nacionais, as regiões mais populosas poderiam ter mais representantes em razão ponderada. Personalizaria os eventos esportivos, principalmente as ligas classificatórias regionais. Evidentemente, poderia ser aplicado ao futebol e outras modalidades.

    Curtir

  4. Vicente Alves Says:

    Saudações. Z4 ou Z10 ? Democratizando as vagas nas ligas independentes de elite esportiva brasileiras. As ligas regionais, com tabelas de jogos o ano inteiro, poderiam ser ranqueadoras para a série B do brasileirao. Poderiam, por critérios regionais , ranquear dez vagas. A maior mobilidade de ascensão e descensao entre as séries A e B , em dez vagas , Z10, e G10, valorizaram as mídias das séries A, B , e dos regionais. As importantíssimas ligas regionais, com ranqueamento de dez vagas , por critérios regionais , a série B, valorizaram o atrativo comercial de patrocínio, tanto dos regionais como da Série A. O maior mobilidade na série A , por Z10, com ascensão da série B por G10, oxigenaria a competitividade e atratividade aos patrocinadores. A opção extinguiria a série C, com sua salutar evolução para os regionais, diminuindo custos e aumentando a fidelidade territorial do torcedor. Este processo facilitaria a formação de atletas.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: