Home

Brasil Fica Abaixo Das Expectativas No Campeonato Mundial de Judô.

agosto 29, 2015

Termina daqui a pouco o campeonato mundial de judô. E sejam quais forem os resultados das provas por equipes, o Brasil já tem seu pior resultado em 16 anos.

Sarah Menezes, campeã olímpica, perdeu na primeira luta. Rafaela Silva, campeã mundial em 2.013 também. Mayara Aguiar, atual campeã mundial, perdeu na segunda luta. Charles Chibana, atual campeão panamericano, caiu da primeira luta, Tiago Camilo, vice campeão olímpico em 2.000,  campeão mundial em 2.007 e atual tri campeão panamericano, também foi derrotado na estreia. Luciano Correia, campeão mundial em 2.007 e atual campeão panamericano saiu da competição na segunda luta. David Moura, atual campeão panamericano, perdeu na segunda luta.

Érika Miranda e Victor Penalber foram bem e ganharam o bronze.

Longe de se pensar que essa é uma geração perdedora. Muito pelo contrário, basta correr os olhos pela lista de títulos que esses atletas já ganharam para ter certeza que essa geração elevou o patamar do judô brasileiro. O que preocupa e merece ser investigado é porque na medida em que aumentam os recursos públicos para a modalidade e em que se aproximam os Jogos Olímpicos do ano que vem, o rendimento da equipe diminui de maneira significativa.

Desde 2.007 foram injetados na Confederação Brasileira de Judô (“CBJ”), conforme esquadrinha José Cruz em seu Blog (josecruz.blogsfera.uol.com.br/2015/08/judo-retrocede-no-mundial-mesmo-com-investimento-publico-de-r-77-milhoes/) R$ 77.566.975,00, fora o Bolsa Atleta. Como se trata de muito dinheiro público, em um País tão carente de suas necessidades mais essenciais, não se pode simplesmente dar de ombros e, apenas, lamentar os resultados. Estamos tratando de dinheiro do povo e, na medida em que não faltaram recurso, é necessário investigar-se aonde estão os equívocos. O judô é olhado de muito perto pelo Comitê Olímpico do Brasil (“COB”), pois é dessa modalidade que espera no ano que vem obter medalhas para atingir a tal meta dos top ten. As autoridades públicas, que tiram dinheiro da União e das estatais para abarrotar os cofres da CBJ têm o dever de prestar contas ao povo, já que não houve o retorno necessário. É imperioso que se verifique aonde o COB e a CBJ estão errando. Paulo Wanderley, presidente da CBJ, já foi mencionado como alguém para suceder Nuzman, pelo suposto bom trabalho no judô (se bem que para ser melhor que Nuzman no COB não se necessita de muito esforço).  O que eu espero é que se mostre, com transparência, como esse vastíssimo dinheiro público foi empregado, quais os planos do COB e da CBJ durante esses anos e para o próximo, até os Jogos Olímpicos. Deve haver absoluta transparência. Somente assim poderão corrigir os erros. É importante saber se nos projetos do COB e da CBJ os atletas, que são os maiores interessados, estão tendo voz ativa. Pode ser que o erro estejs no fato de os atletas estarem sendo alijados dos processos decisórios.

E sobre os judocas, para mim, mais importante do que medalhas que eles possam ganhar em 2.016 é o legado que deixarão para o povo brasileiro, ajudando a massificar o esporte.

Anúncios

One Response to “Brasil Fica Abaixo Das Expectativas No Campeonato Mundial de Judô.”

  1. Assessoria Comitê Says:

    Prezado senhor,

    Tendo em vista alguns resultados não muito satisfatórios de
    nossas representações, no corrente ano, detectamos que alguns ajustes pontuais terão que ser feitos.

    Por hora pedimos paciência até para que não se gere desconforto junto ao nosso maior investidor: o Governo Federal.

    Contando com sua compreessão, pois no momento oportuno os resultados começarão a aparecer.

    Att,

    Assessoria Comitê.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: