Home

Porque Bernard Rajzman Substituiu Marcus Vinícius Freire Nas Chefias Das Missões Brasileiras.

julho 20, 2015

Já escrevi sobre isso aqui. Mas vale relembrar, em época de Jogos Panamericanos. Há não muito tempo atrás, as missões do Comitê Olímpico do Brasil (“COB”) aos Jogos Olímpicos, Panamericanos e Sulamericanos eram lideradas por Marcus Vinícius Freire. De uns tempos para cá passaram a ser chefiadas por Bernard Rajzman. E isso tem um motivo.

Nas últimas eleições para presidente do COB houve um grupo de cerca de dez Confederações que se reunia para lançar uma chapa de oposição a Carlos Nuzman. Esses encontros dos presidentes descontentes com Nuzman ocorriam no Clube Marimbás, na divisa entre Copacabana e Ipanema. As Confederações opositoras buscavam achar um nome que fosse palatável às demais, que tivesse bom trânsito com todas as modalidades e conhecesse o que estava ocorrendo no COB. Dois nomes surgiram dessas reuniões, o de Marcus Vinícius Freire e o de Ary Graça. Ambos tiveram seus nomes veiculados na imprensa como aceitáveis por todos para defenestrar Nuzman de sua cadeira. Ary, amigo de Nuzman de longa data, ficou com um pé em cada canoa, deixando a água rolar para ver onde aquela história iria dar. Em momento algum desautorizou que seu nome fosse veiculado. Marcus Vinícius, então membro eleito da assembleia do COB, foi elogiado publicamente por vários dirigentes e atletas.

Nuzman ficou furioso. Nuzman não gostou, sobretudo, que dois nomes pudessem ser considerados melhores que ele. Sentiu-se ofuscado e ele não suporta isso. Nuzman chamou Ary Graça e lhe fez prestar apoio público à sua reeleição. Com respeito a Marcus Vinícius, Nuzman, assim que terminou aquele mandato, não o incluiu como membro de sua chapa para a gestão seguinte. Ou seja, Marcus Vinícius não é mais membro eleito do COB. Passou a ser empregado do COB, contratado para exercer o cargo de superintendente de esportes. E por não ser membro eleito do COB – e sim empregado da entidade – fica, pelo estatuto, inelegível para o cargo de presidente, ou vice-presidente. E, de quebra, Nuzman ainda ceifou de Marcus Vinícius as chefias das delegações brasileiras.

Mas aí alguém pode perguntar: se Carlos Nuzman ficou furioso com Marcus Vinícius, por que o manteve no COB, como empregado da entidade? A resposta para essa pergunta é objeto para outro artigo.

PS 1 – Vale lembrar que o atual membro do Comitê Olímpico Internacional (“COI”) no Brasil é Bernard Rajzman e não Carlos Nuzman. Nuzman aposentou-se do COI em Londres 2.012 por idade e, conforme o estatuto, passou a ser membro honorário, sem direito de voto. Em seu lugar entrou Bernard Razjman. Nuzman não gosta que comentem isso, porque também acha que ofusca. Querem que ainda pensem que ele é o membro atual do COI no Brasil. Mas não é.

Anúncios

2 Responses to “Porque Bernard Rajzman Substituiu Marcus Vinícius Freire Nas Chefias Das Missões Brasileiras.”

  1. Renato Says:

    Alberto, acompanho seu blog, bem como outros que trazem denúncias e mazelas do meio esportivo. Gostaria que você falasse do Paulinho (blogdopaulinho) que está preso por suas opiniões. Infelizmente não houve repercussão no meio jornalítico. Abs.


    • Renato, obrigado pela mensagem. Realmente não houve muita repercussão, embora alguns importantes jornalistas, como o Juca Kfouri, tenham dado bom destaque ao assunto. Eu mandei um e-mail ao Paulinho, como solidariedade. Não sei se ele está acessando. Acho uma pena que nos dias de hoje ele esteja por suposto crime de opinião. Soube que havia um Habeas Corpus a ser julgado no Tribunal que tinha boas chances de ser julgado favoravelmente. Espero que ele seja solto em brece. Um abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: