Home

FBI Deve Investigar Outras Federações Internacionais E Entidades Diretivas Do Esporte Mundial.

junho 2, 2015

Pela FCPA, lei anticorrupção dos Estados Unidos, basta que um corrupto utilize a filial de qualquer banco norte-americano, em qualquer lugar do mundo, para fazer uma transação ilegal, que estará sujeito às sanções aplicáveis. Por isso que os Estados Unidos pedem que os corruptos da FIFA sejam extraditados para aquele país. Eles utilizaram filiais de bancos norte-americanos para transacões ilegais, ainda que nunca tenham pisado lá ao fazê-las.

Como já escrevi aqui, quero acreditar que as práticas ilícitas de pagamentos de propinas para cartolas em contratos de direitos de televisão, ou para votarem em determinada cidade, ou país, para sediar eventos, não é privilégio do futebol. Por isso que o FBI deve aproveitar a onda e promover uma invetigação irrestrita no mundo do esporte. Há, de certo, muito cartola se lascando de medo. Pensaram que eram impunes, sempre soberbos, ameaçavam desfiliar quem os contraditasse. O que farão agora? Desfiliarão o FBI, como escreveu um amigo?

Não nos esqueçamos que um dos maiores escândalos de corrupção do esporte ocorreu em solo norte-americano, envolvendo uma cidade daquele país. Foi o comprovadíssimo escândalo de compra de votos no Comitê Olímpico Internacional para eleger Salt Lake City como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2.002 que ensejou mudanças radicais naquele Comitê, expulsão e punição de membros.

O FBI está fazendo um bom trabalho no futebol. E tem que expandí-lo para outra entidades do esporte mundial.

Anúncios

5 Responses to “FBI Deve Investigar Outras Federações Internacionais E Entidades Diretivas Do Esporte Mundial.”

  1. Vicente Alves Says:

    Saudações. A pífia MP 671 , referente ao futebol , deve ser rejeitada por dois básicos motivos. 1. Versa sobre as dívidas fiscais dos clubes, e não sobre suas receitas, que poderiam ser incrementadas com a criação de um órgão público regulador e fiscalizador da gestão pública e privada do esporte nacional, Agência Nacional do Esporte, induzindo e auxiliando os clubes, nas diversas modalidades esportivas, a criação de ligas independentes , e licitando conjuntamente os direitos de mídia. 2. O debate é setorial, sobre o esporte, na medida em que todos os cidadãos são iguais perante a lei, não apenas privilegiando o jogador de futebol, em detrimento de outras modalidades esportivas, quinto constitucional.

    Curtir

  2. Vicente Alves Says:

    Saudações. O fluxo de capital, não precisa ensejar apenas um caráter punitivo (follow The money – siga o dinheiro). Deve ser pensado o salutar fluxo de investimento privado nacional e internacional nos eventos esportivos. Somente legislando um órgão governamental regulador e fiscalizador da gestão pública e privada do esporte. Quem investe , quer fiscalizar seu investimento. Qualquer legislação que interfira nos eventos esportivos, de ordem fiscal, trabalhista , outros, tende a inibir os fundamentais investimentos privados no setor (esporte) em nosso país, através destes eventos. Mais uma vez, e quantas forem preciso : ligas esportivas privadas, já ! Agência Nacional do Esporte, já ! Estatuto do Atleta, já !

    Curtir

  3. Vicente Alves Says:

    Saudações. Estatuto do Atleta: 1. Definição de um cadastro nacional do atleta, com bolsa; 2.Cadastro nacional de técnicos de treinamentos esportivos, com bolsa; 3. Cadastro nacional de projetos imobiliários esportivos (Quadras, piscinas, pistas, outros) , em parceria com as instituições públicas e privadas, inclusive de ensino básico, médio e superior; 4. Possibilidade de votação , também pelos atletas, por pré-requisitos definidos, para a presidência das federações e confederações esportivas; 5. Transparência e fiscalização da gestão pública e privada esportiva, incentivando a criação de ligas de clubes garantidas por um órgão regulador e fiscalizador (Agência Nacional do Esporte, ou equivalente); 6. Relacionamento e consulta às diversas confederações internacionais das diversas modalidades esportivas , sem limitar a política de formação do atleta. 7. Provisão de receitas, inclusive de loterias; 8. Aposentadoria e assistência.

    Curtir

  4. Vicente Alves Says:

    Saudações. O ponto principal de convergência da gestão pública e privada do esporte brasileiro, através do necessário Estatuto do Atleta, por projeto de Lei. Os requisitos básicos para um ambiente de formação de atletas são os próprios, técnicos especializados, e instalações esportivas. Essas instalações poderiam ser especializadas em modalidades esportivas no Brasil, de acordo com vocações e interesses regionais. Como aliados importantes, os clubes e entidades de ensino públicas e privadas. As instalações destas entidades poderiam ser aproveitadas e melhoradas, pela política de formação de atletas (Estatuto do Atleta), destinando-se investimentos públicos e incentivando-se investimentos privados (indústria do entretenimento). Estas instalações poderiam ser cadastradas e habilitadas para receber estes investimentos, inclusive para manutenção física.

    Curtir

  5. Vicente Alves Says:

    Saudações. Com estes investimentos, públicos e privados, poderiam ser criadas ligas mistas de modalidades esportivas, de acordo com categorias (idade , por exemplo), para competições das diversas modalidades esportivas, utilizando-se das instalações esportivas focadas pelos investimentos. Poderiam ser atletas universitários (alguns bolsistas) e profissionais. Não há uma linha exata nas diversas modalidades esportivas que defina o que é alto rendimento. É feito com base nos índices das federações internacionais. Não há ainda , no Brasil, estrutura de investimentos para se promover apenas ligas universitárias, com resultado semelhante aos Estados Unidos. Deveríamos pensar em ligas sulamericanas. Uma política de formação de atletas viável no Brasil, poderá incentivar os países sulamericanos a fazer o mesmo.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: