Home

Se A Moda Pega.

maio 27, 2015

A ação da polícia suíça e do FBI hoje no aconchego luxuoso da FIFA é um marco histórico no esporte. As estripulias dessa cartolagem já eram mais do que sabidas e comprovada. A impressão que se tinha é que os czares da bola passariam impunes, sob aquela argumentação boçal de que “a FIFA é uma entidade privada e ninguém tem nada com isso”. Os que mais tinham certeza da impunidade eram os próprios dirigentes que, sempre arrogantes, dissimulados, zombavam da imprensa quando perguntas mais dura lhes eram endereçadas. Hoje, esses voluntários da bola viram que não é bem assim. Estão em maus lençois. E a coisa está apenas iniciando. Não é suficiente Blatter dizer que apoia as medidas para achar que daqui para frente tudo será igual. A FIFA é, sim, uma entidade de direito privado. Mas seus administradores não podem cometer crimes. Se um desvia dinheiro de outro, mesmo que em relação eminentemente privada, há crime de apropriação indébita.

Pelo que se tem lido, as razões que levaram os barões da FIFA para atrás das grades são práticas criminosas praticadas por outras modalidades, por outras entidades, de alcance internacional. Essa questão da cessão de direitos de transmissão de competições desportivas devem ser investigadas com muita profundidade. Hoje, o esporte mundial é uma indústria de corrupção, que passa por empresas de fachada, licitações fraudadas, pagamentos de propinas, atravessadores que enriquecem do dia para noite.

Ao Andrew Jennings, o jornalista investigativo inglês, incansável, é devida grande parte dos louros do que aconteceu hoje na Suíça.

No Brasil, recentemente, Lúcio de Castro, outro combativo jornalista investigativo, fez uma série de matérias provando desmandos na Confederação Brasileira de Vôlei.

Se a moda de investigar o esporte pega!

Deve ter muita gente com muito medo que isso aconteça.

Tomara que o Brasil também queira aderir a onda dessas investigações.

Até hoje, os sucessivos governos brasileiros apenas foram lenientes com os caprichos da FIFA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: