Home

Um Apelo Ao Bom Senso.

maio 14, 2015

A comunidade da vela, no Brasil e no exterior, está muito preocupada com a realização das regatas olímpicas na Baía da Guanabara. O que o lugar tem de bonito, tem de poluído. Uma das definições de Olimpismo é que ele representa a união do esporte, da cultura e do meio ambiente. Nessa ótica, realizar a competição olímpica de vela na Baía da Guanabara é ir na contra mão do movimento olímpico, pois é prestigiar um lugar sujo e cujas autoridades não tomaram, ao longo dos anos, nenhuma providência para despoluir.

É sabido que Búzios possui das melhores raias do mundo, um lugar agradável, perto do Rio em que se poderia organizar uma excelente competição de vela olímpica, que agradaria muito os atletas dessa modalidade. É extremamente comum que as competições olímpicas de vela não sejam realizadas na cidade sede dos Jogos, justamente por não possuírem, em muitas vezes, local apropriado. Os organizadores procuram dar aos atletas as melhores condições de competição, buscando um lugar que seja bom para velejar. E a cidade sede Rio de Janeiro tem isso, que é Búzios. Não se pode entender porque as autoridades governamentais e os cartolas insistem em manter a competição na Baía da Guanabara.

Os seguidos alertas que vêm sendo dados pelos atletas da vela e pelos dirigentes dos outros países, bem como por médicos sanitaristas, não são desprovidos de conteúdo. Velejar em alto nível de rendimento na Baía da Guanabara pode ser tecnicamente péssimo para o melhor desempenho do barcos e pode ser perigoso para a saúde dos atletas. Os paliativos que o Comitê Organizador quer fazer são o nefasto “jeitinho brasileiro”, tão indesejável em qualquer circunstância.

O dossiê de candidatura do Rio 2.016 prometeu despoluir a Baía da Guanabara. Essa é mais uma promessa não cumprida. E realmente não há nenhuma razão justa para se manter alí a competição olímpica de vela. Ao menos que tais razões não sejam de conhecimento público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: