Home

A Mordaça do Esporte.

abril 11, 2015

O caso recente ocorrido com Vanderlei Luxemburgo, punido por criticar a Federação de Futebol do Rio de Janeiro é emblemático, demonstra todo autoritarismo que permeia o mundo do esporte.

Sempre disse que o sistema desportivo tende a ser auoritário. E isso não ocorre somente no Brasil. No Brasil e em outros países essa questão agrava-se. Mas nações com democracias consolidadas há muitos séculos muitas vezes também derrapam quando se trata de admitir a plena liberdade de expressão no esporte. É comum ver mundo afora cartolas e técnicos com receio de criticar cartolas, de contrariá-los, receosos de que sofrerão represálias.

O caso Vanderlei Luxemburgo não é inédito. A reação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro não foi apenas autoritária, mas joga seus cartolas ao escárnio público. Ridículos e antiquados são os regulamentos das competições esportivas, não apenas do futebol, mas de inúmeras modalidades que inserem cláusulas que estabelecem punições àqueles que criticarem as Federações, seus torneios e dirigentes. Como é possível que uma entidade de prática desportiva obrigue pessoas vinculadas a elas a não se manifestarem para criticar? São verdadeiros regulamentos medievais, que mostram o atraso da mentalidade daqueles que dirigem o esporte. Esses regulamentos são, também, inconstitucionais, pois a nossa Carta Magna garante a liberdade de expressão. Se aqueles que foram objeto das críticas sentirem-se caluniados, injuriados, difamados, ou ofendidos, que busquem reparação no Poder Judiciário. Mas que nunca impeçam alguém de exercer a plena liberdade de expressão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: