Home

Não Esperem Nada Desse Novo Ministro Do Esporte.

janeiro 14, 2015

Nos anos recentes o Brasil teve Ministros do Esporte folclóricos e outros tenebrosos. Em todos os casos, desde que o PSDB estava no poder, esse Ministério foi utilizado como moeda de troca para aliciar os famigerados “deputados da base”.  Nos anos FHC o esporte educacional nunca teve qualquer relevância. No alto rendimento — é verdade — ele não tinha a menor ideia de quem era Carlos Nuzman. Disse ele a um interlocutor que nunca tinha ouvido falar desse senhor.

Costuma-se dizer que o esporte brasileiro nunca recebeu tanto dinheiro como na era Lula. É verdade. Mas o dinheiro foi absolutamente mal empregado, investido em prioridades erradas, em eventos grandiosos e superfaturados, deixando de lado, mais uma vez, os conceitos de massificação.

Agnelo Queiróz e Orlando Silva foram tenebrosos e deixaram o cargo envoltos em denúncias. Puseram lá Aldo Rebelo que, ainda que também não entendesse nada do assunto, tinha, pelo menos, fama de homem probo. Pos fim àqueles programas sapecas que transferiam renda do ministério para ONGs ligadas ao PC do B. Mas o ministério não avançou um metro sequer a elaboração de uma política de Estado para o esporte nacional. Ficou na politicazinha miúda do esporte partidário. É a política cujos objetivos são apenas e tão somente dar visibilidade ao dono da pasta, que pensa em ganhar espaço para as próximas eleições. Aldo Rebelo falava um monte de bobagens, em sequência. Lembro do programa Roda Viva em que participou que foi muito constrangedor.

Esse Ministro Hilton é brincadeira. Não esperem nada dele, mesmo. Não se iludam que ele tem em mente estabelecer as bases de uma política de esporte massificado, de longo prazo, educacional, para o Brasil. Ele nem sabe o que é isso. É vergonhoso no paisinho olímpico haver no Ministério do Esporte alguém que não é absolutamente conhecedor do assunto. É atemorizador. É uma pena que o esporte e a política no Brasil sejam tratadas de maneira tão vulgar.

Enquanto isso, podem ter certeza de que a cartolagem e patota olímpica brasileira gostam sempre que um despreparado assume o Ministério do Esporte. Eles deitam e rolam em cima desses Ministros. Para eles seria duro enfrentar um Ministro que conhecesse as coisas e quisesse mudá-las. Um Ministro que realmente acabasse com essas capitanias hereditárias que são a maioria dos órgãos dirigentes do esporte brasileiro.

 

Anúncios

2 Responses to “Não Esperem Nada Desse Novo Ministro Do Esporte.”

  1. wilbar Says:

    Alberto: Esse governo, esse bando, etc. que teoricamente deveria administrar o país, é simplesmente patético. Pode procurar , com muitas lanternas, desde a presidência da república até o mais simples funcionário do palácio, alguém que se salve no meio dessa mediocridade instalada. É o maior congestionamento de pessoal ignorantes e despreparadas na história do Brasil. Quando você imagina que não pode piorar mais, piora… Seria cômico se estivéssemos falando de um clube de várzea da periferia de qualquer cidade, e não de uma república constituída. Só rindo…..

    Curtir

  2. vicente alves Says:

    Saudações. A questão da criação da Agência Nacional do Esporte, via Medida Provisória, já não é mais questão de debate. É muito mais que isso. É questão de ordem e pauta urgentíssima para toda a sociedade. Uma fiscalização da gestão pública e privada do esporte induzirá a transparência das gestões, inclusive dos clubes esportivos, viabilizando o investimento privado . Seria uma espécie de CVM da Bovespa voltado ao esporte. O ambiente de forte investimento privado no esporte gestará e ajustará o essencial Estatuto do Atleta, podendo ser viabilizado por projeto de lei, com debate no Congresso Nacional. Obviamente benéfico aos clubes , atletas, e todos envolvidos na gestão esportiva, facilitaria, inclusive, ao mundo jurídico, objetivando a operação de direitos diversos envolvidos no esporte. Quanto ao novo ministro do esporte uma frase : “A reforma na gestão do esporte começa por onde termina : a indústria do entretenimento”.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: