Home

O Novo Código Mundial Antidoping Endurece As Penalidades.

janeiro 7, 2015

O novo Código Mundial Antidoping, em vigor a partir de janeiro de 2.015, implantou novas e importantes medidas para punir os infratores que se utilizam de substâncias proibidas para obter melhores resultados. Isso é excelente. Todas as ações de combate ao doping merecem aplausos.

Uma das medidas que acho mais relevantes é aquela que incentiva investigações policiais e punições na esfera criminal quando derectados casos de doping. Sempre escrevi que doping é caso de polícia e não deve se restringir às Cortes Esportivas. Existe, hoje, um tráfico internacional de doping, em que muita gente lucra ilicitamente. O atleta é apenas um elo dessa cadeia e não pode ser o único punido. Há aqueles que fabricam o doping, os que receitam, que traficam, que estimulam e os que consomem. Há, portanto, atletas, fabricantes, mercadores, médicos, dirigentes, traficantes, todos partes de um cenário criminoso que se assemelha ao tráfico internacional de drogas, ou de armas.

Doping é questão de Estado. Tem que ser combatido na sua origem. Continuar simples e exclusivamente punindo os atletas que consomem substâncias proibidas não basta. As polícias de cada nação devem agir, assim como a Interpol. Isso foi o que sempre defendi.

Também concordo que os atletas pilhados no doping sejam suspensos por quatro anos e não apenas dois, isto é, um ciclo olímpico completo.

Concordo, também, com outras novas medidas implantadas pela WADA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: