Home

Prêmio Brasil Olímpico Tem Opulência Desnecessária.

dezembro 17, 2014

Fui apenas a um desses Prêmios Brasil Olímpico, quando ainda não era no Teatro Municipal do Rio. Era em uma ilha da Marinha, na Baía da Guanabara. Achei um evento despropositado. Nos anos seguintes, recebia o convite e nunca mais fui. Depois, por razões óbvias, a patota olímpica brasileira não mais me convidou.

Claro que homenagear os melhores técnicos e atletas do ano é importante. Mas o tal prêmio Brasil Olímpico é desnecessariamente dispendioso. Vai muito além da conta. Não há transparência sobre os custos desse convescote olímpico, tampouco se sabe se todos os serviços contratados foram rigorosamente licitados. É tudo pago com dinheiro público.

Hoje foi dia de mais um prêmio Brasil Olímpico. Reparem que, nesse prêmio, transmitido pela televisão, homenagear atletas é apenas um meio para atingir a finalidade mais importante, que é o culto à auto imagem feito pela cartolagem e a babação de ovo para os políticos do círculo de interesses desses mesmos cartolas. Enquanto se dá um prêmio a um atleta, um cartola está no palco, falando de si mesmo, ou elogiando outro cartola da mesma patota, ou puxando o saco de algum político da hora. Eles aproveitam o momento tv para aparecerem, como sempre, mais do que os técnicos e os atletas.

Enquanto a cartolagem vaidosa não prima pela discrição e gasta milhões de dinheiro público nessa festança desnecessariamente cara, há atletas que não têm dinheiro para tomar ônibus para treinar, não têm sapato de prego, não têm pistas decentes, não têm piscina, não equipamentos, não têm moradia adequada, não têm alimentação condizente, não têm um monte de coisas que a cartolagem simplesmente ignora existir. Esses atletas que têm apoio nenhum também merecem todas as homenagens, antes de serem um dia expoentes olímpicos.

Os cartolas que organizam esse prêmio Brasil Olímpico deveriam ser mais discretos, não usá-lo como palanque, gastar bem menos dinheiro com isso, dar absoluta transparência aos custos e suas formas de contratação e destinar dinheiro para investir na base do nosso esporte, tão pobre, tão sofrida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: