Home

Minha Ida ao Tribunal de Contas da União

setembro 26, 2014

Nesta semana estive no Tribunal de Contas da União (“TCU”), a convite do órgão. Os Auditores do TCU estão ouvindo a sociedade e as entidades do sistema desportivo nacional para fazer um levantamento do esporte de alto rendimento, cujo objetivo desse levantamento é identificar o montante de recursos investidos no esporte de alto rendimento, a aplicação desses recursos (destinação, finalidade e modalidade), controles e transparências e objetivos e métricas para avaliação de resultado. Vários especialistas têm sido convidados para esses chamados painéis de referência. Os Auditores estão, também, promovendo encontros em entidades do sistema desportivo nacional, tais como o Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paraolímpico Brasileiro. O que se espera dessa rodada de debates é discutir o modelo do esporte no Brasil, se ele é adequado, compara-lo com os de outros Países, verificar o papel do Estado no esporte de alto rendimento, critérios de prestação de contas, controles de transparência por parte das entidades desportivas, estratégias de desenvolvimento esportivo, como medir o desempenho esportivo do Brasil e outros.

Tive a honra de participar de uma mesa coordenada pelos Auditores Marcelo Bemerguy e Ivan André Pacheco Rogedo, tendo como debatedores Carolina Diniz (da Câmara Federal), Alexandre Sidnei Guimarães (do Senado Federal), Ricarda Lima (medalhista olímpica de vôlei em Sidney 2.000), Ernesto Jova (professor de educação física, antropólogo e ex-técnico da seleção cubana de ginástica olímpica). Paulo Corbussi (do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o excelente Jornalista José Cruz, dos mais respeitados do Brasil na área olímpica. Os debates foram do mais alto nível. Todos os participantes convergem em um mesmo ponto, de que o atual sistema desportivo brasileiro é falho e que parece ter um fim em si mesmo, que falta política esportiva de estado para o País, que não há apoio á base, tampouco acesso das populações mais pobres à prática esportiva. também opinam de que falta transparência aos órgãos que compõem o sistema desportivo nacional e que os resultados olímpicos do Brasil ficam muito aquém de suas possibilidades e que o número de medalhas tão alardeado pela cartolagem nacional deve ser analisado com muitas restrições. Foram vários os aspectos levantados pelos debatedores, as críticas formuladas, os gargalos e desperdício de dinheiro daquelas entidades que dirigem o esporte nacional, da mesma maneira que foram apontadas soluções para que o esporte nacional saia desse caminho tortuoso.  Toda a reunião foi gravada e não sei se o TCU tornará o vídeo disponível em seu sítio na internet. Seria muito bom.

Em vários momento fui – e tenho sido crítico – do TCU com relação a Votos que envolveram os superfaturados Jogos Panamericanos do Rio em 2.007 e sobre outras mazelas do nosso esporte. Mas minhas criticas foram sempre apontando o dedo para os Votos dos Ministros, enquanto, ao mesmo tempo, sempre soube elogiar o trabalho técnico dos Auditores, que esquadrinham com muita competência a má administração do dinheiro público no esporte. A questão é que na hora de votar, quem o faz são os Ministros, normalmente indicações políticas. Que essa rodada de debates promovida pelo TCU faça com que os votos dos Ministros também estejam mais atentos daqui para frente, de forma que se evite, pelo menos, que os Jogos Olímpicos de 2.016 não tenham o seu orçamento extrapolado, como ocorreu nos Jogos Panamericanos.

Parabéns aos Auditores do TCU pela iniciativa. Como é boa a democracia e esse foi o sentimento que tive ao participar daquela Sessão, de poder debater livremente. O Congresso Nacional e os Ministério do Esporte e da Educação deveriam ter iniciativas iguais e chamar a sociedade, a oposição e a situação, para questionar e debater o esporte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: