Home

Jogos de 2.016 São Uma Fantasia De Mau Gosto Na Pobre Realidade Do Esporte Brasileiro.

agosto 16, 2014

Ouvia agora há pouco na rádio CBN uma boa matéria que contrastava a situação do esporte no Rio de Janeiro. A reportagem mostrava que, ao mesmo tempo em que a capital do Estado será sede dos Jogos Olímpicos de 2.016 e em que o Comitê Olímpico Brasileiro (“COB”) está gastando uma enormidade de dinheiro público na preparação da equipe nacional, as modalidades estão jogadas ao esquecimento.

O campeonato estadual masculino de basquete no Rio, em 2.013, foi disputado por apenas três equipes. Para 2.014, por enquanto, há apenas dois times inscritos. No feminino, desde 2.007 não há torneio estadual. E a reportagem foi mostrando que, enquanto o COB vai gastando mais dinheiro público, outras modalidades, além do basquete, também entraram em decadência. O próprio volleyball do Rio vem declinando.

Ouvi entrevistas com o técnico campeão mundial de basquete feminino, Miguel Angelo da Luz, que disse “que no Rio estão sendo produzidos sempre mau dirigentes”. O ginasta Diego Hipólito afirmou que “o que fizeram foi um desrespeito com profissionais”. Bruno Rezende, capitão da equipe nacional de volleyball foi contundente:”Têm coisas que não dão para aguentar”.

Esta penúria e decadência das modalidades esportivas não é restrita ao Rio de Janeiro. É uma questão nacional.

Eu venho dizendo e escrevendo que a “política” do COB para o esporte olímpico está asfixiando as modalidades no Brasil. O dinheiro público tem sido restrito à sustentar a própria estrutura do COB, gigantesca, cara e desnecessária e ao alto rendimento na esperança de não dar vexame em casa nos Jogos Olímpicos de 2.016. Não tem nenhuma preocupação com a boa manutenção das modalidades, dos campeonatos estaduais e nacionais, sobretudo a base. E essa má gestão do COB é feita sob a inércia do Governo, que se furta em propor uma política esportiva de Estado para o esporte do Brasil. Converso com muita gente do esporte e há uma grande preocupação sobre essa “política” do COB e questionam se depois de 2.016 ainda haverá esporte no Brasil. Não veem programas de longo prazo.

Que a visão do COB sobre o esporte é ruim, já sabemos há muito tempo. Porém, é uma pena que o Governo, que financia essa gente, siga sem fazer uma política esportiva de longo prazo para o esporte do Brasil.

Anúncios

One Response to “Jogos de 2.016 São Uma Fantasia De Mau Gosto Na Pobre Realidade Do Esporte Brasileiro.”


  1. Faça como eu, perca as esperanças, isso aqui é paraíso para ladrões.

    Não ache que vá melhorar algo, todos cansam, todos, tentei alavancar uma escolinha de natação há 8 anos atrás, não vem ao caso a cidade, porque foi algo aterrorizante, cheguei para ajudar um professor que ensinava 20 crianças, ajudei e ampliamos para 40, depois 60, chamamos a atenção e políticos começaram a aparecer e elogiar, até que veio junto, pessoas da confederação de natação, nacional e estadual, conselho tutelar, depois ministério do trabalho, e por último alguns sindicatos.

    Lutei por 3 anos contra a corja até que um juiz da cidade deu prazo de 30 dias para adequações na piscina que era da prefeitura, e em burocracias do conselho tutelar e taxas para sindicatos e confederação. O custo seria inviável, sem falar que doações estavam proibidas.

    Desistimos, entregamos a piscina para a prefeitura, que foi esvaziada, aterrada e virou estacionamento.

    Chega uma hora que você desiste e não tem como lutar mais.

    O brasil merece toda esta merda ai.

    Ah, claro, para finalizar, uma mãe das crianças que se ofereceu para ajudar a limpar os banheiros, nos processou e levou mais 8.000 reais.

    Doar ??? Ajudar??? Peça para o seu político, eu não ajudo e se está na merda, peça esmola ao governo. Já pago 27,5% de IR fora os impostos embutidos que geram riquezas para todos os políticos.

    Quem se mete em política ou com políticos, não presta, não tem caráter, sem exceções.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: