Home

Educação e Esporte.

julho 28, 2014

Hoje encontrei-me com um amigo de longa data, Mauro Brant que, como eu, integrava a equipe de atletismo do Esporte Clube Pinheiros, na década oitenta, quando éramos atletas do infantil. E ganhávamos tudo, do Mirim ao Adulto, em que tínhamos como estrela maior João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

Mauro me lembrava que nas conversas que tinha com meu avô, Major Sylvio de Magalhães Padilha, que costumava ir assistir aos nossos treinos, sempre ouvia que “o Brasil não tem que investir em Olimpíada, gastar dinheiro com isso. O Brasil deve investir em educação e no esporte de base, nas escolas e para a população.”

Meu amigo me dizia que as palavras do Major Padilha, então Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e importante membro da Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional lhe vem à mente quando vê, hoje, o Estado gastando os tubos com Copa do Mundo e Olimpíada, enquanto se há tanto por fazer. E Mauro ainda ressaltava para mim, “justo ele, o Presidente do COB, preocupado com a educação e não com gastos em Olimpíada.”

Hoje em dia isso parece absurdo. Nossos dirigentes Olímpicos estão absortos por realizar grandes eventos, em detrimento do esporte para todos, do esporte educação, coisa com a qual sequer têm preocupação.

Como já escrevi aqui, desde 1.995 até hoje, se considerarmos todo dinheiro público que já foi investido no esporte olímpico do Brasil e dividirmos pelo número de medalhas ganhas, veremos que cada medalha custou ao bolso do brasileiro mais de R$ 312 Milhões. É muito dinheiro público para resultados parcos. Nessa conta ainda não estão os gastos com os Jogos Olímpicos.

Imaginem se todo esse dinheiro estatal tivesse sido usado, de maneira planejada, como muitas vezes propôs meu avô, na educação, no esporte de base, nas escolas e nas universidades.

Estaríamos em um patamar muito melhor.

Deixe um comentário

