Home

A Punição de Luiz Súarez.

junho 26, 2014

Fui árbitro da Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, o Tribunal maior das questões esportivas de todas as modalidades, assim reconhecida por todas as Federações Internacionais, inclusive a FIFA. Por isso tive contato com vários tipos de atos de indisciplina, dopings, processos e suas respectivas punições.

A atitude do jogador uruguaio Luiz Súarez é, do ponto de vista da legislação esportiva, considerada anti-desportiva de natureza grave. Morder o companheiro de profissão é uma agressão comparada a uma cusparada na cara, um ato selvagem, absolutamente detestável e inaceitável nos campos de esporte. Uma entrada violenta pode até ter consequências mais graves para o oponente, mas pode-se, sempre, alegar ser uma situação de jogo. Uma mordida deliberada, seguida de simulação é abjeta.

Por isso que a punição esportiva dada a Luiz Súarez era previsível e foi correta. Não se pode compactuar com uma atitude como a de Luiz Súarez e abrir qualquer tipo de precedente.

As reclamações da Federação Uruguaia de Futebol são apenas o direito de espernear. Elas não têm fundamentação jurídica. E, na verdade, os dirigentes uruguaios devem estar muito bravos com Luiz Súarez pelo que ele fez.

A FIFA errou feio, entretanto, quando proibiu Luiz Súarez de estar junto devsua delegação, obrigando-o a abandonar a concentração do Uruguay, com escolta policial e probí-lo de assistir aos jogos no estádio, não no banco de reservas, mas das cadeiras, como um cidadão comum. Ao fazer isso, a FIFA extrapola sua jurisdição e fere o direito natural do cidadão de ir e vir. A FIFA quer ir além do que lhe compete e mete os pés pelas mãos.

Nunca ví a FIFA de Blatter ser assim tão rigorosa com os seus próprios membros e com os presidentes de Federações nacionais e continentais pilhados em atos de roubalheira e corrupção.

Até na hora que acerta, a FIFA faz questão de errar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: