Hoje celebra-se mundialmente o Dia Olímpico. Ví que muito poucos lembraram do fato e a mídia não espaço algum a data tão importante.
Ainda que não fosse pelo que representam as tradições seculares da prática do esporte para celebrar a paz, o Brasil é o País que abrigará a próxima edição dos Jogos Olímpicos, pelo que os meios de comunicação deveriam dar atenção à data. Falo sempre que se há algum legado que essa malfadada Olimpíada brasileira poderá deixar para o nosso povo será a criação de uma mentalidade olímpica. É uma data que não pode passar despercebida.
E daí que estamos em meio a uma Copa do Mundo de futebol? Uma coisa não exclui a outra. Na minha concepção, o Olimpismo tem muito mais relevância esportiva e intelectual do que o futebol. Mas esse é o meu conceito pessoal, lastreado na história da humanidade, em que os Jogos Olímpicos, desde os primórdios da civilização, séculos e séculos antes de Cristo, já exerciam papel preponderante na estrutura social da época.
Sou a favor que seja incluída na grade escolar a disciplina Educação Olímpica. Os estudantes do Brasil têm que saber que Jogos Olímpicos vão muito além do que um certame esportivo.
A monocultura do futebol no Brasil é ruim e milita em favor da ignorância. Em outros Países o futebol também é importante, mas o Movimento Olímpico é conhecido e reconhecido.
Apesar das mazelas do esporte olímpico, toda a filosofia de vida em que se consubstancia o Movimento Olímpico, deve ser divulgada.