Home

As Vaias Para A Presidente Dilma Rousseff.

junho 22, 2014

Passei todos esses dias, desde o início da Copa, fora do Brasil. Assisti ao jogo do Brasil com a Croácia em um restaurante (o jogo com o México ví algumas partes. Dormi quase o segundo tempo inteiro). Ouvia no restaurante o estádio de Itaquera, uníssono, disparando xingamentos contra a presidente Dilma Rousseff. O próprio narrador da televisão local chamou atenção para o fato de que o público brasileiro presente no estádio protestava com vigor contra Dilma Rousseff. Durante esses dias que estive fora do País quase nada acompanhei da mídia brasileira sobre a Copa do Mundo. Hoje, ao ler um jornal, ví que houve embates entre jornalistas de renome sobre os xingamentos endereçados à presidente.

Chamou minha atenção que houve gente que argumentou que os xingamentos e as vaias à Dilma teriam sido de uma “elite branca endinheirada” e não refletia o pensamento do povo pobre do Brasil. Pode ser que seja isso mesmo, pois os pobres não têm dinheiro para pagar um ingresso de Copa do Mundo. Mas ainda que as vaias tenham partido da “elite branca”, essa gente faz parte da população do País e, por isso, tem todo direito de protestar. O direito de protesto não é restrito a um segmento específico da sociedade. Se a “elite branca” está descontente, então que legitimamente proteste, com veemência.

Sou totalmente a favor de protestos e acho que com relação a essa Copa do Mundo no Brasil há, de fato, muito contra o que se rebelar. O povo foi roubado. E surrupiado, inclusive, por integrantes desse governo que compactuaram com uma série de absurdos tão largamente esquadrinhados pela mídia.

O que me parece inadequado, entretanto, não é o protesto em si, mas as palavras de baixo calão que refletiram o protesto. Da mesma forma que repudio com veemência esses criminosos que “protestam” nas ruas quebrando vitrines, carros, bancos, agredindo gente, também condeno a violência verbal.

Acho que quem estava no estádio, independentemente de sua origem social, tinha todo direito e razões de sobra para vaiar com muita força as autoridades do governo e da FIFA, que nos enfiaram goela abaixo essa Copa do Mundo corrupta e que daqui a mais ou menos um mês estaremos lamentando o legado horrível que ficará para o Brasil.

O que é desnecessário é utilizar palavras de baixo calão que, além de inapropriadas, desviam o foco do protesto, dando margem a outras discussões.

Palavras de baixo calão não caberiam fosse o presidente, Dilma, Aécio, ou Eduardo. Vaias, sim.

Anúncios

One Response to “As Vaias Para A Presidente Dilma Rousseff.”

  1. Celso Says:

    Alberto, na minha opinião o que está acontecendo é que as pessoas já repararam que a simples vaia nao dá em nada, cada vez vão apelar mais forte. Nao é uma questão de educação. O retorno que as pessoas tem qdo vaiam, é zero, sendo assim, vão baixando cada vez mais o nível até conseguirem um resposta!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: