Home

China Oferece ao COI Sediar os Jogos Olímpicos Se o Rio Não Tiver Condições.

maio 9, 2014

É verdade. A China ofereceu ao COI sediar os Jogos Olímpicos de 2.016 caso fique realmente contatado que o Rio de Janeiro não dará conta do recado. Os chineses disseram que não precisam de mais de seis meses para organizar o evento, o que também é correto. Dinheiro, disciplina e observância à necessidade de cumprir metas é o que não lhes falta.

Ao ser informado da oferta chinesa, argumentei com minha fonte que o COI não faria isso, porque seria a completa desmoralização do Movimento Olímpico, o reconhecimento público, oficial, de que os comandantes olímpicos cometeram o maior erro da história do esporte ao confiar os Jogos a um país tradicional e sabidamente instável e imprevidente. Meu interlocutor negou minhas colocações e disse que, ao contrário, ao tirar os Jogos do Rio e levá-los para a China, o COI dirá ao mundo que está preservando a boa imagem dos Jogos Olímpicos, salvando a competição e assegurando aos atletas, turistas e imprensa, segurança e conforto. Essa é, segundo a fonte, uma hipótese na manga da camisa.

Mais, o COI teria condições de rescindir o contrato de celebração da Olimpíada com o Rio por justa causa, ficando a cidade carioca, ainda, obrigada a pagar multa por descumprimento de suas obrigações. O Rio não terá entregado o que contratualmente prometeu. Essa é outra verdade. Basta ler o contrato. Não precisa ser advogado para tirar essa conclusão.

De fato o COI vê a aventura olímpica carioca como calamitosa. Quem nega isso, mente. Mas a minha opinião é que o COI ainda empenhará todas as suas forças para que os Jogos ocorram no Rio. A Olimpíada só sairá daqui se realmente as coisas piorarem muito e o pito público que Nuzman e os três níveis de governo levaram não surtirem nenhum efeito. Thomas Bach é muito mais pragmático que Jacques Rogge e deu sua mensagem diretamente à Dilma, sem delongas,mou mesuras. Foi no momento em que mesmo Nuzman teve que deixar a sala para quem ambos presidentes conversassem a sós.

No final, acho que a Olimpíada carioca acaba saindo, maquilada, no tapa, improvisada e superfaturada, com muita gente enriquecendo sempre e cada vez mais às custas do dinheiro público.

Passada a Olimpíada, caberá aos brasileiros lamber suas feridas, investigar e prender os larápios.

Anúncios

2 Responses to “China Oferece ao COI Sediar os Jogos Olímpicos Se o Rio Não Tiver Condições.”


  1. […] Para aumentar a pressão sobre o Rio 2016, eis que surge no horizonte um “Plano C”. O  advogado paulista Alberto Murray, que foi membro da Assembleia do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e é opositor declarado à gestão de Carlos Arthur Nuzman na entidade, publicou em seu blog que a China ofereceu-se ao COI para receber os Jogos, caso o Rio não tenha condições de cumprir as obrigações. Clique aqui para ver o post de Murray. […]

    Curtir

  2. André Says:

    Essa paulistada…

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: