Home

Aplicação da Lei Piva em 2.013 Deixa Menos da Metade da Arrecadação para os Atletas

fevereiro 5, 2014

Conforme dados oficiais da Caixa Econômica Federal, o dinheiro público que o Comitê Olímpico Brasileiro (“COB”) recebeu em 2.013 decorrente da Lei Piva foi de R$ 185.8 milhões. O Comitê Paraolímpico Brasileiro recebeu R$ 33 milhões.

Do total, 10% foram destinados ao desporto escolar e 5% ao universitário, muito embora o COB na realidade não repasse o direitos para as entidades gestoras dos desportos escolar e universitário. O COB administra esse dinheiro e, apenas para dizer que está cumprindo a lei, faz uma competição escolar e outra universitária que são praticamente inúteis. Os Jubes e Jebs de antigamente tinham muito mais valia.

Do montante o COB também retirou 30% para despesas administrativas. O que são despesas administrativas? É aquilo que eu sempre digo, o COB, na medida em que não forma atletas, deveria ter uma estrutura enxuta de modo a reduzir essas despesas e sobrar mais para os atletas. Nessas despesas administrativas também estão incluídas aquelas “placas de prata” a que José Cruz referiu-se em sua coluna de ontem.

O COB ainda tira 10% para o que ele chama de Fundo Olímpico.

Nessa conta, sobram para as Confederações apenas 45%, ou seja, menos da metade do que o COB recebe. Considerando que as Confederações também têm suas despesas administrativas, imaginem quando chega, se é que chega, para quem mais importa, que são os nossos atletas.

Dinheiro muito mal administrado pelo COB, cuja destinação deveria sofrer interferência direta do Ministério do Esporte e do Congresso nacional para corrigir essas distorções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: