Home

O Comitê Olímpico Espanhol e a Falta de Democracia Administrativa no Comitê Olímpico Brasileiro.

janeiro 6, 2014

Há cerca de um ano ouvi no rádio, em Barcelona, que eleições haviam se realizado para a presidência do Comitê Olímpico Espanhol. Tinha um candidato único. Mas chamou minha atenção o número de vontantes no colégio eleitoral. A matéria ainda dizia que, apesar de candidato único, a votação fora secreta e que o presidente teve vários votos contrários à sua reeleição. Desde 1.995 até hoje, o Comitê Olímpico Espanhol teve quatro presidentes, a saber: (a) Carlos Ferrer Salat; (b) Alfredo Goyeneche Moreno; (c) José Maria Echevarria y Arteche; e (d) Alejandro Branco Bravo.

O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Espanhol é composto por 25 pessoas. Os membros da Assembleia Geral são 124 pessoas, com direito a voto. Esses membros são representantes de variados setores, dando à Assembléia ampla legitimidade.

No Brasil, no mesmo período, temos tido como presidente do nosso Comitê Olímpico, exclusivamente, Carlos Arthur Nuzman, que faz de tudo para não deixar o cargo. O colégio eleitora que o elege é composto somente pelas Confederações dos esportes olímpicos, o que resulta em um diminuto número de eleitores, fazendo do pleito um verdadeiro voto de cabestro. Além de tudo, Nuzmam ainda insere no estatuto no COB cláusulas casuísticas para, senão impedir, dificultar em muito que surjam outras candidaturas.

Se Nuzman adora comparar sua gestão com os mais avançados Comitês Olímpicos do mundo, deveria espelhar-se naqueles que apregoam a democracia e transparência, como ocorre nos Países europeus, nos Estados Unidos, Canadá e outros.

Nuzman mais parece presidente de Comitê dessas republiquetas de bananas, de regime ditatorial, coisa que o Brasil definitivamente não é. Por isso que Nuzman é o atraso no Brasil moderno. Precisamos arejar as estruturas do esporte brasileiro.

O exemplo da Espanha é apenas um deles. Há muitos outros no mundo.

Vejam o link da estrutura administtativa do Comitê Olímpico Espanhol e comparem com a capitania hereditária do Nuzman.

http://www.coe.es/2012/COEHOME2012.nsf/FCOE2012?OpenForm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: