Home

A Vitória do Handebol Brasileiro.

dezembro 22, 2013

Qualquer medalha em modalidade olímpica do Brasil em competição de alto nível vale cinco vezes mais se comparada com as conquistas européias, norte-americanas, asiáticas e australianas.

Mesmo em face do absoluto descaso do País com relação à formação da base, mesmo se haver políticas esportivas, mesmo em face da incompetência da cartolagem e da demagogia dos políticos, ainda conseguimos alguns resultados muito relevantes.

Para que a conquista dourada do handebol feminino não se perca no tempo, como já ocorreu com várias grandes equipes esportivas brasileiras no passado, sugiro que se faça um estudo sociológico e antropológico profundo da formação desse time vencedor. Que se verifique de onde saiu cada jogadora, como se deu o interesse pela modalidade, quais as dificuldades que enfrentaram, como mesmo em face das dificuldades permaneceram no esporte. Que esse estudo sirva como base daquilo que sempre pedimos, uma política esportiva de base de longo prazo para o Brasil.

O que se divulga sobre o time de ouro do handebol feminino é que após buriladas, as jogadoras foram jogar na Europa, a Confederação recebe verbas públicas de alta monta e que um bom técnico europeu passou a comandar a equipe. Mas é necessário estudar o que ocorreu antes disso. Talvez entender e estudar as origens dessas atletas possam abrir caminhos para celeiros de futuras campeãs.

Também é necessária uma renovação na Confederação Brasileira de Handebol, cuja mesma cúpula está no poder há décadas. Que a vitória do handebol feminino não sirva de escudo para a cartolagem, mas como exemplo para as novas gerações.

Não podemos perder essas oportunidade para renovar.

Anúncios

One Response to “A Vitória do Handebol Brasileiro.”

  1. País olímpico Says:

    Acho que nesse caso, nem vai haver o “para que não se perca no tempo”.

    Pq o torneio foi praticamente secreto.

    Veja que em vários estados, tanto a SF na sexta-feira como a final hoje, sequer foi transmitida pelas afilhadas da emissora que detém os direitos de transmissão:

    Transformando-o num evento invisível para milhões de brasileiros.

    A mesma coisa ocorreu com o Troféu Open da Natação disputado esta semana na capital gaúcha com a presença de grandes nomes como o tri-campeão mundial Cesar Cielo.

    Nenhuma emissora de TV (seja de TV aberta ou de TV por assinatura) transmitiu a competição.

    Além da péssima administração a que estão reféns a maioria das nossas entidades esportivas, além da falta de infraestrutura para a prática esportiva na rede pública de ensino (escolas e universidades).

    É com esta “divulgação” e “exposição” na mídia que querem motivar e inspirar a garotada a se iniciar nos esportes olímpicos ??

    O futebol agradece !

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: