Home

O Balanço da CBDA.

novembro 5, 2013

Fiquei mais uma vez alarmado com as publicações em seus respectivos Blogs feitas por José Cruz e Alex Pussield sobre a diminuição da prática da natação na base e sobre a destinação de quase 40% do orçamento da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (“CBDA”) com chamadas “despesas gerais e de manutenção”, conforme demonstra o balanço da própria Confederação.

Como frisou Cruz, não vai aqui nenhuma alusão a desvio de verbas. O que se discute é como é possível a uma entidade esportiva gastar tanto dinheiro com algo que não seja o seu “objeto social”, a razão de sua existência. Sempre combati essa prática e denunciei as Confederações que gastam muito com sua própria estrutura. Aliás, esse é um exemplo que já vem do Comitê Olímpico Brasileiro, cujo dispêndio de dinheiro com outras atividades que não o propiciamento da prática esportiva é enorme. Quando estive no Senado Federal, em minha fala na Comissão de Educação e Esporte, demonstrei isso com absoluta clareza, utilizando os próprios documentos do Comitê.

Como estamos tratando de dinheiro público, a interferência estatal na administração desses recursos, tanto no Comitê Olímpico, bem como nas Confederações e Federações deve ser cada vez maior. Não se pode permitir que essas entidades exagerem nos gastos “gerais e de manutenção”, em prejuízo do esporte. É a falta de controle que faz com que essas entidades ultrapassem os limites do bom senso, tenham sedes luxuosas, paguem salários vultosos, contratem consultorias caríssimas, comprem presentes para distribuir no exterior, tudo as custas do contribuinte. Isso é fazer uma péssima administração.

Enquanto isso, os clubes formadores, os atletas de base e mesmo aqueles de alto rendimento passam por dificuldades seríssimas.

O Governo do Brasil precisa olhar atentamente para os balanços do Comitê Olímpico e das Confederaçõe e realmente intervir para que os recursos públicos do esporte sejam destinados ao esporte.

É, sim, possível que essas entidades tenham estrutura enxuta, sem luxúria, de modo que sobre mais dinheiro para o esporte.

Anúncios

One Response to “O Balanço da CBDA.”

  1. FerasTM Says:

    ninguém tem coragem de falar do tênis de mesa

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: