Home

“Esportes Olímpicos Sob Graves Suspeitas de Corrupção”, Escreve José Cruz Em Seu Blog. É Necessária Uma Devassa Em Todos Os Órgãos Privados Que Recebem Dinheiro Público, A Que Título For.

outubro 26, 2013

Esportes olímpicos sob graves suspeitas de corrupção

José Cruz 24/10/2013 10:05

Depois de denúncias de irregularidades financeiras nas confederações de Tênis, Taekwondo e Ginástica, todas envolvendo uma bolada de dinheiro público, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) volta ao noticiário esportivo-policial. Porque, quem já deu calote em banco, como a CBB é, de fato, caso de polícia.

A situação é tão grave que a Eletrobras suspendeu patrocínio ao basquete, como revela em detalhes o companheiro Fábio Balassiano, em seu blog. Confira lá.

Ginástica

Esta semana, a Folha de S.Paulo também divulgou que a Confederação de Ginástica registrou “falhas graves, entre elas atraso em pagamento de anuidade à federação internacional da modalidade e falta de uma administração profissional”.

Depois dos problemas no laboratório de combate à dopagem, Ladetec, que foi descredenciado pela Agência Mundial Antidoping, agora uma instituição olímpica dá calote na entidade internacional à qual está subordinada.

É preciso lembrar que a Confederação de Ginástica tem patrocínio da Caixa Econômica. Estará a gerência de Marketing da Caixa agindo com o mesmo rigor da Eletrobrás, na fiscalização dos gastos de sua parceira, agora também suspeita de irregularidades com dinheiro público?

Leia os detalhes dessa reportagem

Tênis

Já o presidente da CBT (Confederação de Tênis), Jorge Rosa, foi investigado pela Polícia Federal e responde a processo, em segredo de Justiça, em São Paulo.

Rosa apresentou notas frias na prestação de contas de R$ 600 mil ao Ministério do Esporte, além de ter usado duas contas de laranjas para movimentar a grana da entidade que dirige.

E vem mais, porque no ano passado o Ministério do Esporte entregou R$ 2.018.000,00 – isso mesmo, dois milhões de reais – para a CBT, que já estava sob investigação, para realizar “treinamento multidisciplinar aos Jogos Rio 2016”.

Foi uma execução tão desastrosa, sem contemplar o total de atletas previstos, que o Ministério do Esporte não renovou a parceria.

Taekwondo

Recentemente, os companheiros da ESPN produziram um programa com manifestações de técnicos, atletas e dirigentes denunciando gestão financeira suspeita na CBTk (Confederação Brasileira de Taekwondo).

O vídeo sobre essas denúncias está aqui:

O que diz o COB

As denúncias sobre a CBTk são graves e consultei o COB sobre o assunto. A resposta foi a seguinte:

“O Comitê Olímpico Brasileiro, após receber grupo de Dirigentes e Atletas praticantes de Taekwondo, estudou detalhadamente as questões que lhe foram apresentadas e concluiu não ser cabível a criação de uma “Comissão Especial Temporária”, como anteriormente anunciado através de “Nota à Imprensa” divulgada em 21 de junho, tendo em vista se tratar de divergências entre a Confederação Brasileira de Taekwondo e algumas de suas filiadas. O Comitê Olímpico Brasileiro informa que, dentro dos estritos limites de sua competência, continuará verificando a correta aplicação dos recursos repassados à Confederação Brasileira de Taekwondo e acompanhará eventuais demandas, judiciais e / ou administrativas, que possam estar relacionadas com a referida Entidade, de modo a, se necessário, adotar as providências cabíveis.”

Enfim, são muitas fontes de recursos públicos (sete estatais, orçamento federal, Lei de Incentivo, Lei Piva, Bolsa Atleta), e o Ministério do Esporte não tem estrutura para acompanhar a execução de centenas de convênios nem fiscalizar com rapidez as prestações de contas.

Já o COB fiscaliza especificamente a aplicação dos recursos da Lei Piva, por ele administrada. Mas não pode fechar os olhos às denúncias de suas filiadas, que são várias e de longa data.

Anúncios

One Response to ““Esportes Olímpicos Sob Graves Suspeitas de Corrupção”, Escreve José Cruz Em Seu Blog. É Necessária Uma Devassa Em Todos Os Órgãos Privados Que Recebem Dinheiro Público, A Que Título For.”

  1. Carlos Says:

    Ao contrario do que voce colocou eu acho que o COB nao fiscaliza nao. Veja aqui de seu blog mesmo no link abaixo, verifique nos comentários, nao aconteceu nada e deram um jeitinho.
    https://albertomurray.wordpress.com/2011/06/26/a-copa-na-amazonia/
    E ficou tudo por isso mesmo!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: