Home

Aldo Rebelo Será O Ministro da Copa e da Olimpíada, Diz Presidenta Dilma.

outubro 22, 2013

Aldo Rebelo ensaiou ser candidato a governador de São Paulo pelo PC do B, cujo programa partidário, ao menos em tese, segue o regime comunista que foi aplicado na Albânia. Como comentaram José Trajano e Juca Kfouri na ESPN Brasil, seria curioso verificar Aldo gerindo o Estado conforme as regras da Albânia. Mas a candidatura natimorta do Ministro do Esporte não durou nem uma semana. E São Paulo perdeu a chance de, mesmo que Aldo não ganhasse, saber mais, durante a campanha eleitoral, qual seria sua proposta albanesa de governo. Aldo ganhou da Presidenta Dilma Rousseff a promessa de que, se reeleita, seguirá Ministro durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Assim, ao que tudo indica, Aldo não será candidato nem a Deputado Federal. É uma aposta arriscada. Orlando Silva havia recebido as mesmas garantias e bastou um escândalo para ser defenestrado.

Tenho repetido neste espaço que não acho Aldo Rebelo um mau político. Ele sabe fazer política, composições, engolir sapos, negociar aqui e ali, transitando com certa destreza em setores que vão desde os comunistas albaneses até os ruralistas da UDR. Se assim não fosse, não teria sido presidente da Câmara dos Deputados, nem Ministro responsável pela articulação política do Lula. O que Aldo Rebelo não conhece é esporte. E a garantia de que ele seguirá Ministro da Pasta por vários anos, em caso de reeleição da Presidenta, não é bom para o segmento. Aldo, pessoa de bom trato, definitivamente não é do ramo. Fez com que o cargo de Ministro do Esporte mais parecesse com o de fiscal de obras, ao perambular pelo País com um capacete vistoriando os “elefantes brancos” erguidos para a Copa. E as mesmas atribuições parecem que continuarão lhe cabendo com relação às obras dos Jogo Olímpicos.

Isto quer dizer que a Pasta do Esporte seguirá à mercê de sua própria sorte, terceirizada a um partido político que a receberá de porteira fechada, como fruto de um entendimento político em troca de votos no Congresso Nacional. O Ministro continuará viajando pelo Brasil trajando seu indefectível capacete de fiscal de obras, enquanto todos nós ainda teremos que esperar alguns anos para termos a esperança de ver brotar um plano nacional de desenvolvimento do esporte, que comece pela base, até chegar ao topo da pirâmide, compartilhado com o Ministério da Educação. A altura do vértice da pirâmide será inversamente proporcional ao tamanho de sua base.

Que o capacete do Ministro o proteja das pedras das construções caríssimas e do sol do Brasil. E que pelo menos os índices de inflação estejam sob controle.

Anúncios

One Response to “Aldo Rebelo Será O Ministro da Copa e da Olimpíada, Diz Presidenta Dilma.”

  1. profjeanmagno Says:

    Caro Alberto, boa noite.
    Antes de mais nada, parabéns pelo belo texto. É uma pena que no país que será sede dos maiores eventos esportivos da atualidade o Ministro do Esporte cumpra papel de simples fiscal de obras. Infelizmente não temos uma política de democratização da pratica esportiva, e o órgão maior neste sentido não demonstra qualquer preocupação com esta situação. Pior, defende até com veemência os gastos absurdos em obras que não terão qualquer utilidade pós-Copa/Olimpíada. Uma pena!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: