Home

Dia Histórico.

setembro 17, 2013

Não gosto das expressões “dia histórico”, “momento histórico”, “fazendo história”. Acho que são utilizadas de maneira banal e muitas vezes preenche espaços daqueles que não têm outra coisa para dizer.

Hoje, porém, na falta de expressão mais apropriada e porque o dia é realmente histórico, vou utilizá-la.

O Senado Federal aprovou a Medida Provisória que limita as reeleições dos dirigentes espotivos de entidades subsidiadas com dinheiro do povo, tais como o Comitê Olímpico Brasileiro e todas as Confederações e Federações dos esportes olímpicos, exceto o futebol. Esse é um golpe duríssimo para vários dirigentes. E é também uma evidência prática de que a estrutura conservadora que tem comandado o esporte nacional deu sinais de debilidade.

A famigerada “Bancada da Bola”, sustentáculo no Congresso Nacional dos interesses mais espúrios da cartolagem, sempre teve mecanismos fortes para barrar todas as tentativas legítimas e legais de avanços na área do desporto. Desta vez, falhou. As entidades dirigentes do esporte brasileiro têm lobistas em Brasília D.F. Isso é um absurdo, inaceitável, até porque essa gente é remunerada com dinheiro público, que deveria ser destinado aos atletas. Essa gente, tão bem paga, fracassou.

Não desmereço a capacidade de fazer o mal que essa gente possui. Claro que os cartolas, lobistas e toda gente que vive ao redor deles, tais como “agentes de turismo”, “corretores de seguros”, “empresas de catering”, “intermediadores” e “consultores” não medirão esforços para tentar anular os progressos obtidos. Mas será muito mais difícil. Sob a liderança da ONG Atletas do Brasil e vigilância constante da imprensa, o povo está atento.

Que a Medida Provisória aprovada hoje seja apenas o passo inicial de uma grande reformulação dos conceitos do esporte. Vedar reeleições indefinidas é importante. Mas não é tudo. Precisam deixar de querer construir a casa pelo telhado e criar uma política de Estado para o esporte do País, pensar o esporte como um elemento formador do desenvolvimento humano e de saúde pública. Podiuns olímpicos, de verdade, são coisas de menor relevância e consequência natural, a longo prazo, de um trabalho de massificação bem conduzido por todos envolvidos.

Anúncios

One Response to “Dia Histórico.”

  1. Eric Walther Maleson Says:

    Ufa! Conseguimos! Abrimos uma Champagne para celebrar este dia muitissimo especial! A luta está apenas começando! Obrigado Alberto por seu importantissimo apoio e força nessa luta!

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: