Home

Tokyo, A Melhor Escolha.

setembro 7, 2013

Já assisti a vários congressos olímpicos e à eleições de sedes olímpicas. Na eleição de hoje, achava que Tokyo seria eleita. O COI não iria ousar novamente. Era certo que preferiria entregar a organização dos Jogos a uma Cidade que seguramente entregará o que prometera, sem riscos de escândalos, atrasos, superfaturamentos e outro monte de coisas que chateia os dirigentes do Movimento Olímpico.

As apresentações públicas que são feitas anteriormente às votações são show off. Nenhum membro do COI chega ao dia da votação indecisos. Tudo já está anteriormente alinhavado, por meio de conchavos políticos, correlação de forças, amizades entre os membos do COI, patrocinadores e outros. As apresentações públicas são apenas para dar glamour e tornar o evento midiático. Nada além disso. Aliás, no passado, essas apresentações nem públicas eram. O COI se fechava e somente abria as portas da sala com a cidade olímpica escolhida. Anunciavam e pronto. As escolhas das sedes olímpicas lembram-me os conclaves papais. Já escrevi neste Blog sobre isso.

Que o co-Rio tome cuidado, pois é capaz de Tokyo 2.020 estar com tudo pronto antes de nós. E por preços muito menores.

Uma nota interessante. Quem acendeu a tocha olímpica no estádio, nos Jogos de Tokyo, em 1.964, foi um então jovem nascido no dia em que os Estados Unidos haviam borbardeado Iroshima. Quando a pessoa entrou correndo no estádio, o placar eletrônico contou a história. Era o recado claro dos japonêses ao mundo: “Estamos de Volta”.

O Japão é um País fantástico, que já se reergueu várias vezes. Tem gente séria, cujo interesse maior será o esporte e, por isso, acho que fará Jogos Olímpicos memoráveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: