Home

Governo Abandona Principal Projeto De Legado Social Para 2.016. Que Foi Uma Das Promessas Feitas ao COI. Texto de Vinícius Konchinski, Para o UOL.

setembro 2, 2013

Governo abandona projeto para o ‘principal legado social’ da Rio-2016

Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
02/09/2013 06h00

Quando o Rio de Janeiro se candidatou à sede da Olimpíada de 2016, a capital fluminense disse ao COI (Comitê Olímpico Internacional) que deveria receber os Jogos porque era a cidade para qual o megaevento traria o maior legado entre todas as candidatas. Faltando menos de três anos para a Olimpíada, entretanto, o próprio governo estadual abandonou um projeto o qual ele mesmo informou ser o “principal legado social” que a Rio-2016 deixaria para o Estado.

A iniciativa era o Projeto Rio 2016, criado em 2009, logo depois de a capital fluminense ser escolhida sede da Olimpíada. A ação tinha como objetivo disseminar a prática esportiva em todo Estado, inclusive, em comunidades carentes incluídas no programa de pacificação de favelas. Em quase quatro anos, a iniciativa chegou a atender mais de 150 mil pessoas, em quase de 800 núcleos, instalados em 73 dos 92 municípios. Mesmo assim, foi encerrado em agosto.

O fim do projeto foi anunciado pelo próprio secretário estadual de Esporte e Lazer, André Lazaroni, em seu perfil em uma rede social. Ele informou que a SEEL (Secretaria Estadual de Esporte e Lazer) já está trabalhando em um plano de um novo projeto para substituir o Rio 2016. Não disse, porém, como os beneficiários do projeto poderão manter suas atividades físicas hoje, após o fim da ação.

Em entrevista ao UOL Esporte, Lazaroni explicou que o Rio 2016 acabou pois “já estava para acabar”. O projeto era um convênio entre a SEEL e a Farj (Federação de Atletismo do Rio de Janeiro), que contratava técnicos e professores para aulas de 53 modalidades esportivas. O convênio, contudo, tinha com prazo definido. “O prazo terminou e o projeto não foi renovado”, resumiu o secretário.

O encerramento, porém, surpreendeu a própria Farj. De acordo com presidente da federação, Carlos Lancetta, até pelo nome do projeto, a expectativa era de ele que fosse mantido. Em anos anteriores, por exemplo, o convênio do Rio 2016 já tinha sido renovado, mas isso não aconteceu desta vez. “Como um dirigente esportivo, lamento que tenha terminado. Afinal, ele atendia muita gente”, afirmou Lancetta.

Ele, porém, fez uma ressalva. “Do jeito que estava não dava para ficar”, disse. “Tem muito professor que não estava mais recebendo seus pagamentos. Isso é complicado.”

O secretário Lazaroni confirmou os problemas nos pagamentos. Disse que eles foram causados por “questões burocráticas”, as quais já estão sendo solucionadas. “Houve um período do Rio 2016 que não foi coberto pelo convênio. Não tenho como pagar porque isso seria ilegal. Já estamos procurando uma solução.”

Já a criação de um novo projeto depende de uma licitação. A SEEL pretende abrir uma concorrência para que organizações sociais disputem contratos para uma nova ação. Desta vez, entretanto, ela não estará mais vinculada à Olimpíada nem se chamará Rio 2016. O novo projeto ganhará novo nome: Esporte RJ.

Anúncios

2 Responses to “Governo Abandona Principal Projeto De Legado Social Para 2.016. Que Foi Uma Das Promessas Feitas ao COI. Texto de Vinícius Konchinski, Para o UOL.”

  1. Celso Says:

    Esse é o resultado já esperado do velho marketing utilizado por esse pessoal. Nada de resultados, só marketing. E tem quem ainda acredite .

    Curtir

  2. CBDG Says:

    Assim como no Pan 2007, Rio 2016 segue com os mesmos problemas, as mesmas irregulariedades, a mesma falta de competencia, e claro, as mesmas pessoas no comando. Transparência Zero = Legado Zero.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: