Home

Protestos e Vaias.

junho 15, 2013

O aumento das tarifas de ônibus em São Paulo não é a causa principal dos protestos na cidade e que se alastram pelo País. Talvez tenha sido o pequeno motivo que faltava para os brasileiros darem o grito de basta. O que está havendo no Brasil é muito mais profundo e não pode ser resumido a um pleito de R$ 0,20.

Há anos o brasileiro mais pobre, ainda que tenha havido alguns avanços, vem sendo açoitado pelos sucessivos governos e partidos que se revezam no poder. Quem depende de serviços públicos neste País está ferrado. Tudo que o Estado brasileiro oferece (Federal, Estadual e Municipal)é de péssima qualidade. Quem tem dinheiro acaba dando um jeito de defender-se. Quem não tem, normalmente se dana. Até a Justiça faliu, lenta e tantas vezes corrupta. Quem tem dinheiro, há muito tempo abandonou a Justiça estatal e elegeu a arbitragem (a privatização da Justiça) como a cláusula de resolução de conflitos.

Claro que deixando de lado alguns aproveitadores, os protestos que temos acompanhado no Brasil são sérios e legítimos. Aliás, o brasileiro deveria ter o costume de sair mais às ruas para manifestar-se contra o que o incomoda.

A vaia que Blatter e Dilma receberam hoje é a extensão do descontentamento do povo com uma série de coisas. O estádio de Brasília é a corporificação do que de pior essa Copa do Mundo fez ao Brasil. É um elefante branco superfaturado. Não muito longe dali, em um hospital público do Distrito Federal não tem remédios e sondas para seus pacientes. Os enfermeiros pedem àqueles que visitam os pacientes para irem à farmácias adquirir itens que o hospital público não tem dinheiro para comprar.

Evidente que a vaia de hoje foi para Dilma. Mas foi, também, para toda a classe política e cartolagem que, naquele momento, estavam, aos olhos da platéia, representados na figura da Presidência da República. O Brasil rechaça o loteamento do governo, os quarenta ministérios, as alianças espúrias, a falta de atitude contra os desmandos da cartolagem. Não adianta muito ter fama de durona e, ao mesmo tempo, deixar o trem da alegria andar solto, alimentar essa base aliada glutona. Qualquer outro político que estivesse ali hoje seria vaiado, de qualquer vertente e partido. O Brasil está cheio dessa gente.

Também não posso deixar de lamentar a atitude grotesca da Polícia Militar do Distrito Federal, violência que, ao que me pareceu, totalmente desnecessária.

Não ví o jogo Brasil Vs. Japão porque realmente o assunto não me interessa. Detestável esse slogan oficial “pátria de chuteiras”. O governo está tentando enfiar na goela do povo esse slogan para escamotear as verdades dessa Copa das Confederações e Copa do Mundo. É mais uma atitude sórdida dos políticos. Está querendo ofuscar as bobagens e a gastança irresponsável de dinheiro público.

Como sempre falo e escrevo, Copa do Mundo e Olimpíada juntas serão o maior escândalo financeiro da história do Brasil.

Ainda que os protestos e vaias tenham começado tarde, tomara que agora eles não parem.

Anúncios

2 Responses to “Protestos e Vaias.”


  1. Parabéns pelo artigo. Sempre fui contra e não assisto a isso. Torço contra dita seleção nikecbfglobo desde 1990, pois se usa isso para manipulação. Agora, com a copa aqui e olimpíada e com divulgação de gastos nunca vistos; com escola básicas públicas as piores da A. Latina; com violência nas ruas como nunca; com aumento de consumo de drogas como nunca; judiciário que emite sentenças que nós, mortais, não entendemos o porque de ninguém ser punido; o aumento de passagens é a gota d’água que faltava para se iniciar isso tudo. Parabéns aos jovens e vergonha dessa polícia militar truculenta que trás a formação do regime militar, sem diálogo algum.

    Curtir

  2. Ary Costa Says:

    Brilhante seu artigo. Esta mais que na hora de colocar esta quadrilha de gravata nos seus devidos lugares.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: