Home

Copa das Confederações e Copa do Mundo, o Sonho da Cartolagem Olímpica Brasileira.

junho 11, 2013

Nada poderia ser mais providencial para a cartolagem olímpica brasileira do que a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. O Brasil, aí incluído a imprensa, os políticos e os cidadãos comuns, estão muito mais preocupados se o Brasil colocará em campo um volante marcador, ou um que sairá para o jogo, de tal forma que são discussões desse quilate que preencherão os espaços da mídia esportiva até, pelo menos, o final da Copa do Mundo de futebol. As atuações da selação brasileira na Copa das Confederações darão o tom da crônica esportiva no próximo ano. Evidente que há exceções, de gente que estará permanentemente atenta às mazelas dos outros esportes. Mas será uma voz sufocada pelo frenetismo do futebol.

Quando o futebol sair da pauta e for a vez dos Jogos Olímpicos, como sempre digo e escrevo, já será tarde. Se a Copa das Confederações e a Copa do Mundo já estão consumindo muito dinheiro público, a Olimpíada é um evento muito mais público do que os os outros dois juntos e será um escoadouro de recursos governamentais. E será ótimo para a a cartolagem olímpica que os holofotes não estejam virados para si, pois poderão, sem fiscalização efetiva, cometer todos os erros que sabemos que irão cometer.

Será nesse clima péssimo da “pátria de chuteiras” que a cartolagem olímpica nadará de braçadas, gastará os tubos e aproveitará para tentar emplacar no COI, como membro, um brasileiro que a nação não deseja e desconfia.

Se o Brasil irá certamente lamentar o mau uso do dinheiro público e os elefantes brancos que ficarão para trás após a Copa do Mundo, lamentará muito mais quando tiver se dado conta que o rescaldo olímpico será não apenas ruim, mas mil vezes pior. E que se somadas, Copa e Olimpíada, serão o maior escândalo financeiro já feito com dinheiro público na história desse País.

A festa, em si, poderá até ser legal. Mas não tenham dúvidas de que o rescaldo será um descalabro de proporções gigantescas.

Se o que sobrou dos Jogos Panamericanos 2.007 foi uma conta superfaturada de construções demolidas, imaginem na Copa e na Olimpíada.

Anúncios

One Response to “Copa das Confederações e Copa do Mundo, o Sonho da Cartolagem Olímpica Brasileira.”

  1. Celso Says:

    Aqui mesmo e em outros locais comentei exatamente isso a um bom tempo atras, e com repercussão zero.
    A pior coisa que poderia acontecer para os Jogos Olímpicos 2014 era a Copa do Mundo 2 anos antes, pois somos um país sem mentalidade esportiva e monomodalidade esportiva, que é o futebol.
    Só se falaria em futebol até 2 anos antes de 2014, aí…. Nao daria mais tempo de fazer nada.
    É o que vai acontecer, nao é?
    Enquanto isso, os deslumbrados dizendo que o Brasil era o país dos maiores eventos do mundo….

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: