Home

Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje Sobre O Futuro Membro Do Comitê Internacional Olímpico No Brasil.

maio 28, 2013

Texto de João Carlo Assumpção, no Lance de hoje.

Novas vozes na área

Recentemente o Brasil comemorou a eleição de Roberto Azevêdo para diretor-geral da Organização Mundial do Comércio. Sua candidatura teve apoio do governo federal e reflete a intenção de ganharmos maior espaço em importantes fóruns internacionais.

Sede dos Jogos de 2016, no entanto, seria bom que nos preocupássemos também com nossa representatividade (ou falta dela) no Comitê Olímpico Internacional. Carlos Arthur Nuzman, que completou 70 anos no ano passado, passou a membro honorário, e João Havelange retirou-se da entidade em 2011, em meio a denúncias de corrupção.

Na semana passada Alberto Murray Neto, advogado que faz oposição a Nuzman, enviou uma carta a presidente Dilma Rousseff em que lembra que no Congresso Anual do COI, em setembro, em Buenos Aires, é possível que o Brasil seja contemplado com a indicação de um novo membro no comitê. E insiste que a questão deveria ser amplamente debatida pela sociedade e pelo próprio governo, que é, afinal, quem banca o esporte olímpico no país, via estatais, leis de incentivo fiscal e também por meio das loterias. Com o meu, o seu, o nosso dinheiro.

Tendo a concordar com ele. Caso contrário, corremos o risco de ter, como diz Murray, um nome tirado do bolso do colete pela cúpula do grupo que comanda o esporte olímpico no país há quase duas décadas.

Nos bastidores, surgem dois nomes. O de Bernard, ex-jogador de vôlei e forte aliado da presidência do Comitê Olímpico Brasileiro, indicado para chefiar a delegação brasileira em Londres-2012, e o de Marcus Vinícius, também da geração de prata do vôlei e que comandou nossa delegação nos Jogos de Pequim, em 2008. Ambos fazem parte do “establishment”, embora o primeiro, no momento, pareça ter mais força com a direção do COB.

Sem questionar os méritos dos dois, não acho que o Brasil tenha, necessariamente, que fechar com qualquer um deles. A sociedade civil e o governo poderiam pelo menos discutir outras alternativas e até pensar em começar a dar as cartas, já que somos nós que pagamos a conta.

No Congresso brasileiro Romário tem participado de debates com representantes da sociedade, entre os quais Ana Moser, Paula, Hortência, Raí e outros ex-atletas, muitos defendendo rotatividade de poder e limitação de mandatos de dirigentes, inclusive para oxigenar o esporte com novas vozes, ideias e lideranças.

Uma das dificuldades, porém, é que o futebol e a Copa do Mundo no Brasil acabam ofuscando a questão olímpica. Com a atenção da mídia esportiva voltada para a Copa das Confederações, que começa dia 15, e o Mundial de 2014, os esportes olímpicos e os Jogos de 2016 seguem na sombra. O que é complicado, já que não queremos repetir o exemplo do Pan de 2007, quando o orçamento dos Jogos acabou multiplicado por dez e o legado se apequenou.

Ainda há tempo para o governo acordar, porque, por mais que tenha injetado dinheiro no esporte, muitas vezes ele mal chega aos atletas. O recente desabafo do ginasta Arthur Zanetti é apenas uma prova disso.

Anúncios

5 Responses to “Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje Sobre O Futuro Membro Do Comitê Internacional Olímpico No Brasil.”


  1. […] Here is the original post: Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje … […]

    Curtir


  2. […] Visit link: Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje … […]

    Curtir


  3. […] Go here to see the original: Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje … […]

    Curtir


  4. […] Originally posted here: Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje … […]

    Curtir


  5. […] Read more: Jornalista João Carlos Assumpção Escreve No Lance De Hoje … […]

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: