Home

“Segredos do Esporte”, na ESPN Brasil, de 14 de maio de 2.013, com Lars Grael.

maio 16, 2013

Um dos melhores programas de esportes da televisão brasileira é “Os Segredos do Esporte”, que vai ao ar todas terças-feiras na ESPN Brasil., apresentado por Paulo Calçade, Katia Rubio e Fernando Meligeni. O programa de terça-feira passada, dia 14 de maio de 2.013, estava especialmente bom.

Teve o medalhista olímpico Lars Grael como convidado. Lars é notadamente um dos grandes conhecedores do esporte olímpico no Brasil e já ocupou cargos de relevância, com extrema competência. Além de atleta, gestor esportivo, Lars é um gentleman, sem perder a firmeza de suas opiniões, no mais das vezes, de oposição ao sistema olímpico que se instalou no País.

Os conhecimentos de Lars vão muito além da Vela, esporte no qual é um hiper campeão. Sempre muito respeitoso, utilizando-se de expressões fortes como “Capitanias Hereditárias” para definir a estrutura de poder das entidades dirigentes dos esportes olímpicos, Lars chamou atenção para várias questões importantes que precisam ser corrigidas até 2.016, de modo que não tenhamos, mais uma vez, um legado esportivo ruim após os Jogos Olímpicos, como já ocorreu com os Jogos Panamericanos de 2.007.

Lars ressalta que, em primeiro lugar, é necessário alterar as estruturas de poder das Federações, Confederações e Comitê Olímpico para que deixem de ser “Capitanias Hereditárias”. E que os estatutos dessas entidades tenham regras claras de governança corporativa coisa que, aliás, também há anos venho defendendo.

Dentre muitos erros e descasos que vêm sendo perpetrados pelo Co-Rio 2.016, Lars chamou atenção para a debilidade do estádio de Remo da Lago que, após o Pan de 2.007, perdeu a sua vocação esportiva para dar lugar a interesses comerciais, fazendo daquele local um centro de compras, cinemas, estacionamentos. O remo apenas vem a reboque desses interesses financeiros. Chamou atenção que a raia da Lagoa tem 2.000 metros, mas que lhe falta a chamada área de desaceleração, o que é imprescindível para a realização do certame olímpico naquele local. Disse Lars Grael que se a raia não for adequada às exigências olímpicas, “veremos barcos de oito com cruzando avenidas que margeiam a Lagoa”. Isso sem falar nas péssimas condições sanitárias na Lagoa, mal cheirosa e que a toda hora vê-se toneladas de peixes mortos.

Na Vela, Lars enfatizou que o projeto da Marina da Glória não ficará pronto até 2.016. Mas que, de toda forma, o tal projeto não é feito para melhorar as condições das competições de Vela Olímpica. Novamente, o projeto para a Marina da Glória contempla vários interesses comerciais no entorno da Marina, mas nada está sendo feito para a Vela Olímpica, efetivamente. Ou seja, não é um projeto Olímpico para a Cidade do Rio de Janeiro, mas um plano de expansão comercial. Isso sem falar no altíssimo nível de poluição da Baía da Guanabara, que vem aumentando, muito embora os programas de despoluição do local começaram há dezessete anos. Vale perguntar: Aonde se tem investido tanto dinheiro para despoluir a Baía da Guanabara desde então? Naquele dia o “Segredos do Esporte” levou ao ar uma boa matéria de Rubens Pozzi que, navegando pela Baía, mostrava todo e qualquer tipo de lixo, entulho, inclusive, um parachoque de automóvel com a placa ainda nele afixada. Lars comentou que, por coincidência, no mesmo dia também havia navegado pela Baía da Guanabara e deparado-se com outro parachoque. Lars sugeriu que a solução para a Vela Olímpica seria transferí-la para Buzios.

Uma pena que os gestores do Comitê Olímpico Brasileiro e do Co-Rio 2.016 sejam tão arrogantes e insistem em dizer que tudo está sendo bem feito. Não está. Poderiam corrigir. Quem perde com isso é o Rio e o Brasil. E quem paga essa conta é Você, caro leitor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: