Home

Vocês Não Têm Vergonha, Aldo Rebelo e Carlos Nuzman?

abril 22, 2013

Ontem à noite foi o pai de Arthur Zanetti que, no Sports Center, desnudou a condição paupérrima de treinamentos que seu filho enfrenta. Hoje foi o próprio campeão olímpico que, no Esporte Espetacular, na Globo escanrarou a realidade do esporte brasileiro. Se para um campeão olímpico e mundial já é difícil a vida de atleta no Brasil imaginem para os demais.

É absolutamente revoltante ver que cifras milionárias jorram dos cofres do governo para as polpudas contas do Comitê Olímpico e Confederações e que esse dinheiro não chega a quem deve chegar, aos atletas e seus técnicos.

Aonde vai parar tanto dinheiro, Aldo Rebelo e Carlos Nuzman? Outro dia lí no jornal a declaração de um cartola de determinada Confederação que 40% do que recebe é gasto na manutenção da entidade. É muito. De qualquer forma, o que eles fazem com os outros 60%? Os atletas dessa modalidade continuam treinando e competindo no exterior às próprias expensas. Nem uniforme têm.

E essa é realidade do nosso esporte. Aldo Rebelo até parece ser um sujeito boa praça, bom contador de histórias, daqueles que podem encantar em mesa de bar. Mas de esporte ele não entende nada. Sua participação no Roda Viva e na audiência pública na Câmara Federal foram constrangedoras. O fato é que o govermo loteia ministérios e o esporte coube ao PC do B. Então o Partido põe no cargo qualquer um. Antes do Rebelo foi o Orlando Silva, horroroso, que saiu em meio aos escândalos do pífio e inútil Programa Segundo Tempo. E antes do Orlando o deprimente Agnelo Queiróz. Todos políticos e inúteis.

Carlos Nuzman não está nem aí para a base do esporte. Ele é um dos grandes culpados pela situação de penúria dos nossos atletas e técnicos. Nuzman não tem interesse e nem coragem de estabelecer com as Confederações uma política de distribuição de verbas que efetivamente cheguem aos técnicos e atletas. À Nuzman não interessa fazer bem aos atletas, mas contentar Confederações que formam a assembleia geral do COB. Nuzman é outro inútil, que está pondo em sério risco a continuidade do esporte olímpico após 2.016.

Rebelo e Nuzman não conversam com a base, não sabem de suas necessidades. Arthur Zanetti, se tiver boas propostas, tem mesmo que deixar o Brasil. A vida do atleta é curta e ele tem que aproveitar as boas oportunidades que surgem, de treinamento e financeiras. Zanetti é campeão olímpico. Ele não precisa dessa cartolagem inútil do Brasil. É a cartolagem e os políticos que precisam de Zanetti. Por isso o nosso medalha de ouro deve mandar Rebelo e Nuzman plantar batatas e ir em busca de coisas melhores.

E isso não vale apenas para Zanetti. Todo atleta brasileiro que quiser progredir e ser tratado com dignidade deve ir embora do Brasil. O COB acha que dar dignidade a um atleta é dar-lhe um troféu naquele Prêmio Brasil Olímpico que, aliás, é mais um ralo enorme pelo qual, também inutilmente, vazam recursos públicos.

Enquanto o Brasil não tiver uma política esportiva de Estado, enquanto essa cartolagem estiver à frente do COB, enquanto os políticos estiverem mais preocupados com as eleições do que com o esporte, vamos permanecer nesse marasmo. Todo atleta com potencial olímpico que converso, daquelas modalidades menos badaladas, vivem com dificuldades e têm severas críticas ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico. Tomara que, agora, com a voz forte da família Zanetti, outros também reclamem publicamente. Que não tenham medo de serem retaliados.

Rebelo e Nuzman deveriam ter vergonha de tratarem o campeão olímpico Arthur Zanetti com tanto descaso. O que essa cartolagem gosta é daquela musiquinha piegas “sou brasileiro com muito orgulho …”. Orgulho é o cacete. Orgulho do que? Do Rebelo? Do Nuzman?

Eles são inúteis.

Anúncios

2 Responses to “Vocês Não Têm Vergonha, Aldo Rebelo e Carlos Nuzman?”

  1. profjeanmagno Says:

    Ótimo texto, parabéns Alberto. Concordo 100% com o que você escreveu, e ainda acrescento: são os dirigentes que devem temer os atletas, e não o contrário. Especialmente agora que estamos no centro das atenções do esporte mundial. Chegou o momento dos atletas exporem suas realidades e mostrarem à todos as condições precárias de treinamento e viagens a que são submetidos; isso sem mencionar as condições de vida! Agora é o momento de mostrar a incompetência desses dirigentes e políticos. Mais uma vez, parabéns!

  2. rcordani Says:

    Muito bom Alberto. Orgulho de que, cacete?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: