Home

A Economia, o IDH e o Esporte no Brasil Sendo Dizimado.

abril 5, 2013

Deveria ser multado quem dissesse que o Brasil é a oitava economia do mundo, sem complementar, logo em seguida, que o IDH é o octagésimo e tanto.

Esses estádios de futebol que estão sendo entregues dão ao mundo a ideia de que somos uma economia pujante. Já os entornos, nem tanto. É o conflito perfeito entre a economia e o IDH.

Não concebo construir estádios de quase R$ 1 bilhão em Estados muito carentes de educação, saúde, habitação, saneamento básico, comida, transporte e até mesmo esporte. Estádios superfaturados, que servirão para abrigar, no máximo, quatro jogos e que, sabe-se desde já, serão imaculados elefantes que enfeitarão a sexta maior economia do planeta.

Enquanto cartolas e políticos vão refastelando-se nos meio dessa obras majestosas, o esporte vai sendo dizimado. Se as instalações esportivas da Cidade Olímpica estão sendo destruídos, imaginem o que ocorre em outros lugares.

Na mesma semana em que no Rio o governo anunciava o fim do Parque Aquático Júlio Delamare, atletas de Brasília D.F. eram desalojados de uma pista de atletismo e, no Nordeste, uma reportagem mostrava uma piscina pública completamente abandonada.

Os clubes, que sempre foram a base formadora do nosso esporte olímpico, estão pouco a pouco desmantelando seus departamentos de esportes olímpicos. Atletas que em 2.016 estarão em idade olímpica, viajam para competições internacionais pagando passagem, hotel e alimentação do próprio bolso.

O meu receio é que passada a festança de 2.016, acabe o esporte no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: