Home

O Mundo De Faz De Conta De Carlos Arthur Nuzman.

março 5, 2013

A ESPN Brasil recomeçou hoje com o excelente programa Segredos do Esporte. Será uma pedra no sapato de Carlos Nuzman. O Segredos do Esporte não se furtará de expor as entranhas mal cheirosas do esporte brasileiro. A trés anos e meio dos Jogos Olímpicos, o esporte brasileiro caminha a passos trôpegos, como se o volume brutal de dinheiro público injetado nas modalidades não tivesse servido para nada.

Nuzman sorri, pisca, sacode a cabeça, chacoalha o pescoço e brada ao vento que com seu perfil único tem levado o País a um patamar Olímpico superior. Tem nada! O Pajé Olímpico parece viver no País das Maravilhas. O Brasil de Nuzman não é, definitivamente, o mesmo Brasil da ginástica, natação, atletismo, pentatlo, remo, canoagem, levantamento de peso e tantos outros. Enquanto o Tio Patinhas do esporte projeta estádios majestosos, Arthur Zanetti confirma que treina em condições extremamente precárias para um campeão olímpico. As instalações são apertadas, abafadas, não tem colchão oficial e o dinheiro que deveria dar a ele tranquilidade para treinar, não chega de forma suficiente. Yoani Marques segue, mesmo depois da medalha de bronze, sua peregrinação em busca de apoiadores, já que nem o governo, nem o Comitê Olímpico, dão a ela o apoio que deveriam. Ginastas desempregados, atletas sem pista, nadadores sem piscina. Há modalidades em que os atletas para irem aos campeonatos mundiais juvenil, pagam todas as despesas do próprio bolso porque as Confederações Desportivas alegam não ter dinheiro. O Ministério do Esporte acha que sua função é fiscalizar obra. E faz muito pouco para a base do esporte do Brasil.

Nuzman, em que mundo Você vive? Qual é o seu Brasil Olímpico? Aqueles dos banquetes faustosos que seu Comitê oferece às autoridades estrangeiras, ou aquele dos atletas que muitas vezes fazem dos locais de treinamento também a sua moradia, precária, por falta de recursos?

Eu sei, Nuzman, que Você é elitista, não gosta de estar junto ao povo, preferindo a companhia de dignatários perfumados. Isso não é ser deportista. O que de melhor o esporte ensinou-nos, Você despreza, que é justamente o convívio democrático, igual, com todas as vertentes. Por não gostar de estar junto ao povo, Você, Carlos Nuzman, desconhece profundamente a triste realidade do esporte nacional. Não precisa ir longe. Saia das salas refrigeradas do Comitê e procure conhecer as instalações modestas dos clubes formadores. Ou do sacrifício que fazem os professores de educação física da rede pública para ministrar suas aulas.

Não é possível, Nuzman, que com tanto, mas tanto dinheiro público, nossos atletas ainda padeçam dos mesmos males de trinta anos atrás. Você não conhece e não quer conhecer de perto a realidade do esporte. Não vai aonde o atleta está. Sua preocupação é organizar eventos, projetar ginásios e afagar autoridades. Você é um péssimo gestor do dinheiro público destinado ao olimpismo brasileiro. Gasta muito, gasta mal e gasta errado.

Seu Comitê não é democrático e esse dinheiro serve, também, para sustentar essa estrutura de poder obsoleta. Estive recentemente na Espanha e acompnahei as eleições no Comitê Olímpico local. Havia um só candidato. Mas são mais de cem eleitores. E olha que não faz muito tempo que a Espanha se livrou da ditadura franquista. O País modernizou-se. O esporte também. Você, Nuzman, tem medo da democracia, do debate franco, aberto, de eleições livres divisão de poder.

O melhor será se Nuzman deixar, na maior brevidade, o cargo que ocupa no nosso esporte.

Anúncios

One Response to “O Mundo De Faz De Conta De Carlos Arthur Nuzman.”

  1. Miguel Says:

    Parabéns pelos seus comentários Dr. Alberto!
    A verdade é que eles vão querer ficar no poder até quando quizerem!
    É uma lástima para o nosso país!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: