Home

A Luta É Olímpica.

fevereiro 13, 2013

Sou contra o gigantismo dos Jogos Olímpicos. Acho que o programa olímpico deve ser seleto, compacto. Também não acho que um esporte deva integrar os Jogos Olímpicos apenas por tradição. Há modalidades que, com o passar do tempo, ficam ultrapassadas, perdem a graça e a popularidade. Imaginem se cabo de guerra ainda fizesse parte dos Jogos Olímpicos.

Mas esse definitivamente não é o caso da Luta. A modalidade da Luta Olímpica, chamada anteriormente de greco romana, é uma prática esportiva que o homem traz desde seus primórdios, antes mesmo dos primeiros registros dos Jogos Olímpicos da era antiga. A Luta não é apenas parte da história do esporte e do Olimpismo, mas da própria civilização. Durante muito tempo o homem pré-histórico literalmente lutava pela própria sobrevivência. Na medida em que a civilização avançou, a sociedade encontrou outros meios de coexistência entre seus pares. Mas como herança de seu passado, o homem sentiu a necessidade de seguir lutando. Assim, aquilo que fora um meio de garantir a própria sobrevivência, transformou-se em atividade física diletante. A Luta esportiva, assim, é um dos elementos formadores do caráter que tanto valoriza a espécie humana e que a distingue das demais.

A intenção do Comitê Internacional Olímpico de subjugar a modalidade da Luta é equiovacada. A Luta é uma modalidade que não ficou ultrapassada com o passar dos anos. Ao contrário, aperfeiçou-se e ganhou adeptos em muitos países em todos os continentes. Inserir a Luta na mesma vala que atividades como “escalada”, por exemplo, somente pode ser falta de conhecimento. Se é para reduzir o programa olímpico, com o que eu concordo, há, em minha opinião, vários outros esportes que poderiam ser eliminados dos jogos, a começar pelo futebol. O futebol faz questão de mostrar ao mundo que participar dos Jogos Olímpicos é um favor que ele faz à humanidade. Não é. O futebol olímpico é chato, insosso, sem graça e de baixo nível. Entre o golfe e a Luta, prefiro a Luta. Entre o vôlei de praia e a Luta, também opto pela Luta. É uma questão de conceber o Olimpismo em sua essência.

Há de se saber verdadeiramente quais os critérios que o Comitê Internacional Olímpico utiliza para montar o programa olímpico. Se o critério for a vontade das emissoras de televisão, então é pura perda de tempo continuarmos debatendo com o Comitê a essência do Movimento Olímpico.

Anúncios

One Response to “A Luta É Olímpica.”

  1. Vini Says:

    O futebol é o maior esporte do mundo, não precisa das olimpíadas, já tem um evento gigante exclusivo. Também acho que as Olimpíadas não precisa do futebol. E tá mais do que na hora do futsal ser olímpico.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: