Home

Antonio dos Reis Carneiro Foi O Primeiro Brasileiro A Comandar Uma Federação Internacional.

janeiro 2, 2013

Com a recente eleição de Ary Graça para presidir a FIBV lí que ele é o segundo brasileiro a ocupar a presidência de uma Federação Internacional, sendo João Havelange o primeiro, quando em 1.974 assumiu a FIFA. Ambas informações estão erradas.

O primeiro brasileiro a presidir uma Federação Internacional foi Antonio dos Reis Carneiro, eleito para a presidência da Federação Internacional de Basquete (“FIBA”) em 1.960 e tendo ocupado o cargo até 1.968. Reis Carneiro foi uma pessoa muito importante para o basquete mundial, tendo ocupado várias posições de destaque na FIBA antes de assumir a presidência.

Reis Carneiro é um dos brasileiros que integram o seleto Hall of Fame da FIBA.

Ele foi, também, um dos fundadores da Confederação Brasileira de Basquete e Secretario Geral do Comitê Olímpico Brasileiro

Indescupável que o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Vôlei não tenham se manifestado corrigindo a informação. Talvez sequer saibam disso. Ou prefiram mesmo ocultar a história. A CBB publicou em setembro do ano passado uma tímida nota esclarecendo a questão. Mas não exigiu do COB e da CBV, publicamente, que retificassem a informação que rapidamente se alastrou nos meios de comunicação. A CBB deveria, em defesa da memória do basquete brasileiro, ter sido enfática no esclarecimento do assunto. Em não o sendo, a nota publicada em seu site teve repercussão perto de zero.

Portanto, até hoje, os três brasileiros a ocupar a presidência de uma Federação Internacional desportiva são, pela ordem:

– Antonio dos Reis Carneiro – Presidente da FIBA de 1.960 a 1.968;

– João Havelange – Presidente da FIFA de 1.974 a 1.994; e

– Ary Graça – Presidente da FIVB a partir de 2.012.

Anúncios

One Response to “Antonio dos Reis Carneiro Foi O Primeiro Brasileiro A Comandar Uma Federação Internacional.”


  1. Mas na pratica foi dirigida pelo brasileiro Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes (secretário-geral), pois Havelange – além de estar no comando da antiga CBD – empenhava-se em conquistar a presidência da Federação Internacional de Futebol .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: