Home

Os Critérios Para Clubes Formadores.

janeiro 1, 2013

Acredita-se que em algum momento em 2.013 os clubes formadores receberão seu quinhão de dinheiro público oriundo da Lei Piva. A Confederação Brasileira de Clubes discute atualmente os critérios para a divisão dos recursos.

É muito importante que os critérios para distribuição desse dinheiro sejam muito bem avaliados. Clube formador não é necessariamente aquele que tem atletas olímpicos em suas fileiras. Um clube pode ser predador e não formador. Clube predador é aquele que simplesmente coopta atletas formados em outros clubes pagando salários mais altos.

Para um clube ser considerado formador de atletas de rendimento é preciso verificar se o trabalho que desenvolve começa nas categorias menores e efetivamente vai até o adulto. É necessário observar se os atletas adultos de determinado clube já estavam lá nas categorias infantis e juvenis.

O clube formador é aquele que participa de competições municipais, estaduais e nacionais nas categorias de base e que também dá espaço aos militantes para praticar esportes.

O clube formador é aquele que, de verdade, tem orientação esportiva e exerce isso na prática, em bases continuadas. Um clube que resolve investir em um ciclo olímpico e rouba atletas de outro clube por um período de quatro anos, sem ter contribuído, nos anos anteriores, com o desenvolvimento de nenhum deles, pode até ter momentaneamente uma equipe forte, mas não tem o condão de formador.

É preciso muita atenção, bom senso, critérios justos e fiscalização permanente no momento de avaliar se um clube é realmente formador e não predador. E, se for formador, quanto de dinheiro público lhe caberá.

Como sempre digo, o clube formador que receber dinheiro público deve ter uma contrapartida social, que é a ampliação das vagas para o atleta militante.

Anúncios

2 Responses to “Os Critérios Para Clubes Formadores.”

  1. Celso Says:

    Concordo com tudo o que escreveu mas tenho duas observações:
    1- Como e quem vai avaliar se o clube é realmente formador para receber dinheiro.
    2- Tem que se ter um sistema com que não sócios possam participar, senão será dinheiro publico em prol somente de sócios em clube privado.

  2. Régis Trois de Avila Says:

    Parabéns Alberto por sua clara e precisa explanação do que realmente x evento ser entendido com “Clube Formador”
    O resto é balela.
    Régis


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: