Os Jornais de Ontem e de Hoje.

Tenho acessado os arquivos eletrônicos dos acervos da Folha e do Estadão. São excelentes fontes de pesquisas e leituras muito interessantes.

Nos cadernos de esportes, que variam entre as décadas de 30 e 60 do século passado, verifico que havia muito mais espaço para informações detalhadas sobre os esportes amadores, hoje chamados de olímpicos.

Ambos os jornais dedicavam espaços a comentar, por exemplo, o campeonato paulista de atletismo e publicar os resultados das provas. Havia informação sobre várias modalidades, diariamente.

O esporte universitário tinha destaque, com suas tradicionais competições que reuniam bom público, como a Mac Med, por exemplo.

Havia setoristas que cobriam esportes amadores, esporte universitário.

Hoje, tirando a mídia digital, em que temos competentes colunistas que tratam de olimpismo, os jornais impressos dedicam suas páginas de esporte quase que exclusivamente ao futebol. Outras modalidades têm espaços muito restritos e, ainda assim, somente em torneios muito importantes, ou quando algum brasileiro obtém um feito grandioso.

E não é verdade que no passado o futebol não era tão popular quanto hoje. O futebol sempre foi, de longe, o esporte mais popular do Brasil. Mas antigamente, os jornais davam matérias sobre as demais modalidades.

É uma pena que os esportes olímpicos tenham perdido esse importante espaço na mídia. A falta de divulgação ajuda a não criar uma mentalidade olímpica, o que nos mantém afastados de resultados mais auspiciosos.

Categorias olimpismoTags , , , , ,

Um comentário em “Os Jornais de Ontem e de Hoje.

  1. Não te conhecia e asisti sua palestra pelo youtube no 33º Fórum de Debates Brasilianas.org e me surpreendi com a sua coragem e sinseridade, vc faz o que a imprensa deveria fazer…

    Vivemos num país em que cada centavo que gastamos tem um percentual de corrupção.

    Num país tão sujo e tão vergonhoso quanto o nosso, que bom que temos pessoas como vc, que fala sem se importar com retalhaçôes que possam acontecer.

    Espero que continue sempre assim.

    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário