Home

Prêmio Brasil Olímpico É Opulência Desnecessária Paga Com Dinheiro Público.

dezembro 11, 2012

Acho correto ao final do ano premiar os atletas que mais se destacaram. Mas a forma como o Prêmio Brasil Olímpico é feita é uma opulência desnecessária, custeada com dinheiro público que o COB recebe da Lei Piva e dos repasses do Ministério do Esporte. Chega a ser um contra senso. A maioria dos atletas passa o ano enfrentando dificuldades de toda ordem, sem condições adequadas para treinar e viver, porque dinheiro não lhes chega às mãos. Ao final do ano, os atletas são convidados para uma festança espetacular, cheia de rapapés, comida, bebida, diplomas, troféus, tudo pago com dinheiro que seria muito mais útil ao Brasil se fosse destinado à preparação das equipes esportivas. O COB deveria perguntar aos atletas se eles preferem receber a parte deles em dinheiro para treinar, ou em convite para convescote.

Pior ainda é que o dinheiro que paga o tal Prêmio Brasil Olímpico é aquele mesmo dinheiro que o COB recebe da Lei Piva e dos repasses do Ministério do Esporte, isto é, dinheiro público. Por isso, deveriam também perguntar ao povo se ele quer ver seu dinheiro gasto com esse tipo de festa.

E tem mais. Por se tratar de dinheiro público, de acordo com o artigo 4 do Decreto 34.855, que regulamenta a Lei Piva, o COB está obrigado a licitar tudo o que contrata, obras e serviços. E tenho certeza absoluta que o COB não licita todos os fornecedores do Prêmio Brasil Olímpico. O TCU deveria investigar isso.

Outro ponto muito desagradável desse Prêmio Brasil Olímpico é que os cartolas aproveitam o palco e a mídia para se auto promoverem. Falam bem de si, um elogia o outro, puxam o saco dos políticos, os políticos aproveitam para aparecer, uma coisa horrorosa em que essa gente acaba tendo mais evidência do que os próprios atletas, os homenageados. A cartolagem e os políticos deveriam ter mais discrição, serem mais educados.

E como se não bastasse essa festa olímpica, o COB costuma fazer outra, em todo final de ano, somente para os seus funcionários. Em uma delas, há alguns anos, eu publiquei várias fotografias da festa, para mostrar como é gasto o dinheiro público do Brasil Olímpico. Está aí no Blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: