Home

A Farsa Das Milhas da Tam.

agosto 22, 2012

Esse post não tem nada a ver com esporte. Talvez a relação entre a farsa das milhas e a dissimulação do dopping tenham alguma similitude. Por conta do meu trabalho de advogado, sempre viajo muito. Assim, pagando por minhas passagéns aéreas, acumulo milhas na companhia aérea TAM. Também possuo cartões de crédito em que na medida em que o utilizo, ganho milhas, as quais também transfiro para a TAM. Em ambos os casos, há larga veiculação publicitária no mercado estimulando os viajantes a escolherem a TAM.

Pois desde que a TAM passou a integrar a Star Alliance, ficou praticamente impossível utilizar as milhas acumuladas. Existem regras rígidas, que impõem uma série de empecilhos que, no frigir dos ovos, raramente faz o viajante frequente utilizar as indigitadas milhas nas datas e para os trechos de sua preferência. Fazer upgrade de classe, então, nem pensar. Quem tem milhas e as pretende usá-las sabe que é bem isso que estou dizendo. A TAM — e penso que outras companhias aéreas também — seduzem o mercado com propagandas que, na prática, não são bem assim.

Sabendo que em outubro deste ano teria que fazer determinada viagem, pedi à TAM, com cerca de um ano de antecedência, que me arrumasse uma maneira de usar as muitas milhas que tenho acumuladas. Pedi com antecedência, justamente porque a desculpa que eles dão é que a solicitação é “feita muito em cima da hora”, pelo que “não tem mais lugar com milha”. Ah,tá!

Ao fazer a solicitação com um ano de antecedência, meu pleito foi igualmente recusado pela TAM, sob o argumento de que “o sr. está pedindo com muito tempo de antecedência. Volte a ligar quando faltarem seis meses para a sua viagem”. Incrível! Pois faltando seis meses para a viagem, voltei a ligar. Claro, a TAM disse que não havia lugar para trechos com milhas. Como eu não desisto nunca, insisti, muito, bem como meu competente agente de viagens. Enfim, a TAM dignou-se a me responder que sim, eu poderia usar a totalidade de minhas milhas, em classe executiva. Que bom!

A ressalva era uma só: para chegar ao país de destino e voltar a São Paulo, eu teria que pegar SEIS vôos, passar por CINCO cidades e QUATRO países. Minha intenção é apenas ir e voltar, alguns dias depois, para uma única cidade, em um único país.

A proposta da TAM — que conseguiu essa proeza com empresas parceiras da Star Alliance — é um convite para não utilizar as milhas.

Ou seja, as milhas da TAM são uma farsa, assim como tantas outras coisas neste país.

9 Responses to “A Farsa Das Milhas da Tam.”

  1. Jorge Muzy Says:

    Caro, eu desisti de voaar TAM a mais de 5 anos. Tive problemas similares e depois de muitas brigas cancelei meu cartão platinum TAM e NUNCA MAIS voei por esta companhia.
    Se todos fizessem desta forma, eles nos dariam um atendimento bem melhor.

    Curtir

  2. Maria Helena Lobo de Queiroz Says:

    Eu tentei um up grade com milhas da TAM e a resposta que recebi é que a minha passagem tinha uma tarifa que não permitia up grade! Para ser possível a solicitação de up grade seria necessário pagar quase o dobro do valor pago, ou seja, quase o preço de um voô em classe executiva.
    Recentemente tive uma experiência bem sucedida com a Smiles, razão pela qual darei preferência às companhias aéreas integrantes dessa bandeira.

    Curtir

  3. Nilson Duarte Monteiro Says:

    A TAM tá tão quebrada, que eles estão lançando despesas com viagens em cartão de crédito de clientes que um dia utilizaram o cartão para pagar alguma despesa com aquela empresa, ou seja, mandam lançamentos que o cliente nunca fez para ver se cola. Aconteceu isso com vários amigos meu e comigo também, reclamamos com a operadora do cartão e fomos prontamente atendidos. Eles devem ter um banco de dados e pegam aleatoriamente o numero do cartão de um desavisado e fazem o lançamento das despesas que nunca foram realizadas pelo cliente, aí se o cliente não reclamar vai pagar uma despesa que não fez.

    Curtir

  4. walas Says:

    Impressionante como nós cidadãos/consumidores somos trapaceados e não temos meios de resolver estes problemas.Esse negócio de milhas é uma verdadeira trapaça.Tenho smiles e é impossível conseguir um vôo para os EUA,mesmo tentando com um ano de antecedência,as vezes consegue-se de ida e não o de volta.E eu estava tentando passar para a TAM…

    Curtir

  5. Rosimeri Says:

    Bom gente mas a fraude com o programa smilles da Gol não deixa a desejar… tenho 100 mil milhas na companhia que está indo pro espaço. Já tentei todos os destinos que me interessam com 10 meses de antencedencia, e agora estou colocando qualquer destino, em qualquer data, só rpa ver se é alguma das limitações da minha escolha. Raramente aparece uma opção apenas com a ida e cobrando quantias exorbitantes de milhas, se for para ir ao exterior e vc tiver que compar a volta vai pagar o preço de ida e volta…

    É lamentável… as duas últimas viagens internacional e as nacionais realizadas recentemente tiveram que ser compradas, pis nada foi conseguido com até meio ano de antecedencia.

    Pior! não atendem mais o cliente smile por telefone, e o site é péssimo, não permite vc visualizar as opções disponiveis, vc leva tem que colocar todos so dados e reinicar a busca a cada insitnte resposta ” não há vagaas disponíveis para sua opção”. Assim as milhas “vencem”…. porque supostamente os otários dos clientes não “conseguiram agendar” Estou procurando para julho do ano que vem e nada… e tenho porcurado milhares de arranjos de alternativas para tentar usar com a gol ou com de companhias parceiras… e nada.
    Para Europa , Asia, America central e do norte NADA.

    Que bom que recebessem uma boa multa por isso, e tivessem que indenizar o cliente assim, quem sabe, parariam de nos fazer de bobos….

    Curtir

  6. Leanny Pessoa Says:

    Boa tarde!
    Estou querendo ter essas vantagens, mas vejo as insatisfações dos caros amigos. Então qual o melhor de fazer? viajo todo final de ano e preciso saber.

    Curtir

  7. Jane Says:

    Estou tendo problemas com meu pontos desde fevereiro de 2012, me negam 30.000 suadas milhas. Depois que consumir estes meus de direitos pontos, mudarei para American Air lines, parece que está melhor que as outras…

    Curtir

  8. Romildo Santana Says:

    Jamais usei minhas milhas e no ano passado mais ou menos meio do ano possuía cerca de 40000 logo depois caíram para trinta e poucas mil, e a uma semana fui consultar meu saldo numa loja TAM e me deparei com 26000. Gostaria de saber da TAM o por que.

    Curtir

  9. milka wolff Says:

    parece que todos que foram seduzidos pela TAM TEM MOTIVOS
    para estarem insatisfeitos
    pessimo atendimento e faz os clients de TROUXAS
    tiveram a coragem de pedir para tirar uma passage 4x o preco da passagem economica para fazer um up grade e se for para usar os pontos 4x tambem em pontos , mais do que normalmente prometem.
    Milka Wolff
    25/6/2013

    Curtir


Deixe um comentário

