Prestação de Contas e Estatuto. Transparência, Pero No Mucho.

Com relação ao post anterior, um caro leitor fez o favor de enviar os links em que se vêem o estatuto do Comitê Olímpico Brasileiro e a aplicação dos recursos da Lei Piva em 2.011. Vejam lá no quadro de comentários, no post anterior. A pressão às vezes é tamanha que eles cedem.

Com relação ao estatuto, vejam o artigo 27, que vergonha, escárnio, descalabro, corporativismo. Esse artigo diz que somente pode ser candidato a presidente e vice-presidente do COB quem estiver em um dos seus poderes por pelo menos cinco anos que, na prática, significam dois mandatos. Ou seja, somente quem foi eleito com Nuzman e com ele estiver por pelo menos cinco anos, pode ser candidato de oposição. Parece gozação. Mas está lá. É a privatização do dinheiro público. Você, brasileiro que, com seu dinheiro sustenta o COB, não pode ser candidato a presidente, ou vice do COB. Mas se filiar-se a um partido político, pode ser candidato a presidente da República.

No quesito prestação de contas, ela é confusa. De qualquer forma, tirando as parcelas que por lei são destinadas ao esporte universitário e escolar, notem que o COB gasta em sua burocracia e salamaleques disfarçados sob outras rubricas pouco menos do que 50% do que arrecada. Ou seja, o que vai para as Confederações é uma parcela muito menor do que poderia ser. Imaginem, então, quanto chega aos técnicos e atletas, se é que chega.

Mas tem uma coisa que aquela turma não divulga de jeito algum. São os salários que recebem os funcionários do COB, principalmente aqueles do alto escalão. É dirigente esportivo sendo pago com dinheiro público. E ao que consta são valores muito altos. Deveriam divulgar. Que tranparência é essa?

O diretor financeiro do COB quando inquirido pelo Deputado Romário se os diretores superintendentes do COB são pagos com dinheiro público, confirmou que sim.

Por que o COB não põe isso nas prestações de contas? Sou da opinião de que em se tratando de dinheiro público, os vencimentos desses funcionários deveriam respeitar o teto da legislação federal.

José Cruz, em seu excelente Blog, abordou muito bem o assunto e comprovou que nesse ponto a tal transparência do COB não vale.

Transparência, pero no mucho.

Anúncios
Categorias olimpismoTags , , ,

4 comentários em “Prestação de Contas e Estatuto. Transparência, Pero No Mucho.

  1. Engraçado nisso é que as confederações são proibidas de gastar mais do que 20% do que recebem da lei Piva em administração !!!! Porque nao aplicam neles mesmos este critério??????? E o pior é que o argumento usado é até plausível pelo que eu soube, é para evitar que as confederações gastem com contratação de pessoal ao invés de gastar com o esporte!!!! Porque nao seguem o mesmo e gastem com o esporte???????

    Curtir

  2. Muito simples a resposta da não existência de limitações financeiras parao COB! Basta observarmos os responsáveis pelas indicações políticas e seus interrelacionamentos no cenário nacional, o que configura compromissos excusos a serem acertados ao longo de intermináveis gestões.Lembremos que Carlos Arthur, já passou por diversos governos(FHC, lula Ie II e agora Dilma)! Aí eu pergunto: Antes era neoliberal e agora? A questão está nos acordos AD ETERNUN, que independem de governos!O Brasil dá tudo o que o COI quer, inclusive contratando consultores americanos para ajustar a ingerência brasileira! Coincidentemente, a mesma polpitica é adotada pelo governador do Rio de Janeiro no plano de gestão da educação que segue um modelo falido dos EUA!

    Curtir

  3. Infelizmente é tudo uma questão política. Não há vontade política. E setores da midia estão apoiando o COB de forma irrestrita pois temos uma Olimpiada que traz patrocinadores e muito dinheiro para estas organizações midiáticas. Até 2016 não avançará muito. Minha esperança quase utópica seria um grupo de ex-atletas famosos, com independência, assumindo uma oposição ferrenha. Tipo Paula, Ana Moser, Guga, entre outros, que estariam sem arranhões em sua vida pública e com moral para mobilizar opinião pública. Esperar transparência, devemos nos sentar para não nos cansarmos…

    Curtir

  4. Eu ja havia pensado nisso! Ana moser não suporta essa gente nem muito menos embates políticos!! Guga nem se fala!!! Depois da perda do irmão então…agora ele se dedica ao surf, reflexões! o cara é muito puro para essas mazelas! Paula tb não quer se consumir nisso!!! è complicada nossa situação!!! joaquim cruz hj trabalha com crianças deficientes americanas!!! Ele sofrera represálias no passado por denunciar florence(mulher bomba)~!!! Aurélio miguel tb sofrera represálias!!! hj esta n politica minimalista em sao paulo!!! Isolado!!! Mesmo que nusman, ricardo teixeira e Cia morram, ha sucessores especializados na continuidade da exploração, pq esporte é uma das armas mundiais de manipulação comercial e vitrine de guerra entre nações forjado na confraternização entre povos!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close