Home

Prestação de Contas e Estatuto. Transparência, Pero No Mucho.

agosto 11, 2012

Com relação ao post anterior, um caro leitor fez o favor de enviar os links em que se vêem o estatuto do Comitê Olímpico Brasileiro e a aplicação dos recursos da Lei Piva em 2.011. Vejam lá no quadro de comentários, no post anterior. A pressão às vezes é tamanha que eles cedem.

Com relação ao estatuto, vejam o artigo 27, que vergonha, escárnio, descalabro, corporativismo. Esse artigo diz que somente pode ser candidato a presidente e vice-presidente do COB quem estiver em um dos seus poderes por pelo menos cinco anos que, na prática, significam dois mandatos. Ou seja, somente quem foi eleito com Nuzman e com ele estiver por pelo menos cinco anos, pode ser candidato de oposição. Parece gozação. Mas está lá. É a privatização do dinheiro público. Você, brasileiro que, com seu dinheiro sustenta o COB, não pode ser candidato a presidente, ou vice do COB. Mas se filiar-se a um partido político, pode ser candidato a presidente da República.

No quesito prestação de contas, ela é confusa. De qualquer forma, tirando as parcelas que por lei são destinadas ao esporte universitário e escolar, notem que o COB gasta em sua burocracia e salamaleques disfarçados sob outras rubricas pouco menos do que 50% do que arrecada. Ou seja, o que vai para as Confederações é uma parcela muito menor do que poderia ser. Imaginem, então, quanto chega aos técnicos e atletas, se é que chega.

Mas tem uma coisa que aquela turma não divulga de jeito algum. São os salários que recebem os funcionários do COB, principalmente aqueles do alto escalão. É dirigente esportivo sendo pago com dinheiro público. E ao que consta são valores muito altos. Deveriam divulgar. Que tranparência é essa?

O diretor financeiro do COB quando inquirido pelo Deputado Romário se os diretores superintendentes do COB são pagos com dinheiro público, confirmou que sim.

Por que o COB não põe isso nas prestações de contas? Sou da opinião de que em se tratando de dinheiro público, os vencimentos desses funcionários deveriam respeitar o teto da legislação federal.

José Cruz, em seu excelente Blog, abordou muito bem o assunto e comprovou que nesse ponto a tal transparência do COB não vale.

Transparência, pero no mucho.

Anúncios

4 Responses to “Prestação de Contas e Estatuto. Transparência, Pero No Mucho.”

  1. Celso Says:

    Engraçado nisso é que as confederações são proibidas de gastar mais do que 20% do que recebem da lei Piva em administração !!!! Porque nao aplicam neles mesmos este critério??????? E o pior é que o argumento usado é até plausível pelo que eu soube, é para evitar que as confederações gastem com contratação de pessoal ao invés de gastar com o esporte!!!! Porque nao seguem o mesmo e gastem com o esporte???????

    Curtir


    • Muito simples a resposta da não existência de limitações financeiras parao COB! Basta observarmos os responsáveis pelas indicações políticas e seus interrelacionamentos no cenário nacional, o que configura compromissos excusos a serem acertados ao longo de intermináveis gestões.Lembremos que Carlos Arthur, já passou por diversos governos(FHC, lula Ie II e agora Dilma)! Aí eu pergunto: Antes era neoliberal e agora? A questão está nos acordos AD ETERNUN, que independem de governos!O Brasil dá tudo o que o COI quer, inclusive contratando consultores americanos para ajustar a ingerência brasileira! Coincidentemente, a mesma polpitica é adotada pelo governador do Rio de Janeiro no plano de gestão da educação que segue um modelo falido dos EUA!

      Curtir

  2. Julio pesquisa Says:

    Infelizmente é tudo uma questão política. Não há vontade política. E setores da midia estão apoiando o COB de forma irrestrita pois temos uma Olimpiada que traz patrocinadores e muito dinheiro para estas organizações midiáticas. Até 2016 não avançará muito. Minha esperança quase utópica seria um grupo de ex-atletas famosos, com independência, assumindo uma oposição ferrenha. Tipo Paula, Ana Moser, Guga, entre outros, que estariam sem arranhões em sua vida pública e com moral para mobilizar opinião pública. Esperar transparência, devemos nos sentar para não nos cansarmos…

    Curtir


    • Eu ja havia pensado nisso! Ana moser não suporta essa gente nem muito menos embates políticos!! Guga nem se fala!!! Depois da perda do irmão então…agora ele se dedica ao surf, reflexões! o cara é muito puro para essas mazelas! Paula tb não quer se consumir nisso!!! è complicada nossa situação!!! joaquim cruz hj trabalha com crianças deficientes americanas!!! Ele sofrera represálias no passado por denunciar florence(mulher bomba)~!!! Aurélio miguel tb sofrera represálias!!! hj esta n politica minimalista em sao paulo!!! Isolado!!! Mesmo que nusman, ricardo teixeira e Cia morram, ha sucessores especializados na continuidade da exploração, pq esporte é uma das armas mundiais de manipulação comercial e vitrine de guerra entre nações forjado na confraternização entre povos!!!!

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: