Home

Comitê Olímpico Brasileiro Vs. USOC. Algumas Comparações.

agosto 10, 2012

Carlos Nuzman adora dizer que sua administração colocou o Comitê Olímpico Brasileiro entre os mais destacados do mundo. Certa vez, em uma reunião no COB ele disse que seu Comitê havia sido elogiado pelo Jacques Rogge como o melhor do mundo.

Pois bem, Nuzman só copia os outros Comitês Olímpicos naquilo que lhe convém. Nuzman diz que deve permanecer “ad eternum” no COB porque somente assim tem condições de ganhar notabilidade no cenário internacional como dirigente. Uma grande bobagem. Para sacramentar o rol de besteiras de Nuzman, ele diz que na maioria dos países do mundo os cartolas são como ele, ficam anos e anos nos seus cargos.

Vamos comparar alguns pontos importântes entre o Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos, o USOC, o mais rico e poderoso do mundo.

Vejamos:

A primeira grande diferença é que os norte americanos publicam o estatuto em seu website. O do COB não. E tente Você, brasileiro, cujo dinheiro sustenta o COB, solicitar à diretoria uma cópia desse documento. Não receberão nem resposta. Os Regimentos Internos do COB, nem as Confederações têm.

Na parte financeira, o USOC publica todas as demonstrações financeiras, arrecadação, gastos, prestação de contas de cada modalidade, pelos últimos quatro anos. Existe um link para cada esporte, com todas informações financeiras muito detalhadas, para quem quiser ver. Já no nosso COB, o Pajé Olímpico diz que o órgão que ele preside é entidade privada e não deve prestar contas a ninguém que não o TCU e a CGU. Entidade privada financiada com dinheiro público.

No quesito eleições, até 2.003 o USOC tinha um prsidente do Conselho e um Presidente Executivo, o que significava uma divisão de poder. A partir de 2.003 esses dois cargos unificaram-se. E o Presidente do USOC, de acordo com a regra 3.6.1 do estatuto continua não podendo ficar no cargo mais do que oito anos, quatro e uma reeleição. E essa mesma regra é aplicada a todos os diretores daquele Comitê. Desde 1.995, quando Nuzman assumiu a presidência do COB, o USOC já teve três presidentes.

Pergunta: A alternância de poder no USOC diminuiu a notoriedade do Olimpismo dos Estados Unidos?

A formação do Conselho do USOC é democrática, estabelecendo o estatuto que deve ser integrado por pessoas de várias vertentes.

Um detalhe muito significativo: O USOC não recebe um centavo de subsídeo de dinheiro público para as suas atividades.

E dá-lhe Nuzman.

Anúncios

5 Responses to “Comitê Olímpico Brasileiro Vs. USOC. Algumas Comparações.”

  1. Felipe Barros Says:

    Pois este último ponto é talvez o mais importante. O USOC consegue ser o 1º ou 2º sem dinheiro público ! Acho que é uma das melhores qualidades do sistema !

    Curtir

  2. Santana Says:

    Caro Armando, os links que voce menciona nao revelam o que interessa, ou seja, os salarios milionarios que o COB paga a sua cupula com dinheiro publico. Tambem voce nao encontra o regimento Interno do COB no site. Este documento é secreto e o COB nao envia pra ninguém. Tente pedir uma copia!

    Curtir

  3. Leo America F.C. Says:

    Com certeza se o COB nao revela os salarios, é porque tem coisa errada. Com a nova lei de Direito a informacao o COB nao pode mais esconder essas informacoes do publico. Qualquer cidadao pode cobrar esse tipo de informacao ao COB. Se o COB nao revelar as informacoes leve o assunto ao ministerio publico. A hora de cobrar mudancas é agora! Exija, cobre e proteste! Esse dinheiro das loterias é meu, seu, do povo, e os cartolas nao podem ficar escondendo estas informacoes do publico.

    Curtir

  4. Julio pesquisa Says:

    O ministério público não sente curiosidade em solicitar a prestação de contas detalhada? De que serve o TCU ou a CGU se não divulgam claramente isso? Não estamos falando de algumas centenas de reais, mas de valores acima de bilhões. Fico desanimado com a nossa presidente que tem tentado modernizar muitas coisas na nossa tão morosa administração pública mas que não parece conseguir impulsionar mudanças na área esportiva. Agora, uma pergunta: alguma empresa séria, com visão estratégica associa-se ao COB, dá dinheiro diretamente ao COB?

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: