Home

Nuzman Deixa o Comitê Olímpico Internacional Por Ter Completado 70 Anos.

julho 26, 2012

“Honorary Members
Francisco Elizalde, Alpha Ibrahim Diallo and Carlos Nuzman, whose IOC membership will terminate at the end of 2012 due to the age limit, were appointed as Honorary Members as of 1 January 2013. They have all served as IOC members for over 10 years.”

Incrível como tem jornalista capaz de contar mentiras dizendo apenas verdades. O anúncio publicado hoje pela assessoria de imprensa do Comitê Olímpico Brasileiro de que Nuzman foi conduzido ao posto de membro honorário do Comitê Olímpico Internacional não dá a informação exata. Dá a entender que Nuzman foi “promovido”.

A verdade é seguinte: Pelas regras do COI, os membros eleitos a partir do ano 2.000 são obrigados a deixar a entidade ao completarem setenta anos de idade. E aqueles membros que, ao completarem setenta anos, tenham estado no órgão por mais de dez anos, recebem, automaticamente, o posto de membros honorários.

Portanto, hoje, Nuzman deixou de ser membro efetivo do Comitê Olímpico Internacional. Isto quer dizer que Nuzman pode assistir às sessões do COI, mas perde o direito de votar, de ser votado, de encaminhar propostas e exercer qualquer função executiva. Juntamente com Nuzman, deixaram a assembléia geral do COI, hoje, outros dois membros, que também completaram setenta anos de idade. Vejam no alto desse post o press release do Comitê Olímpico Internacional divulgado hoje. Deve ser notado que Nuzman tentou articular a mudança da Carta Olímpica, para que não tivesse que deixar o seu cargo no Comitê Olímpico Internacional. As articulações de Nuzman não vingaram. E
assim ele deixa o COI.

Outros dois fatos devem ser notados:

– Durante o período em que foi membro do COI, Nuzman candidatou-se, por duas vezes, ao Comitê Executivo. Perdeu
ambas. Em outras ocasiões sequer conseguiu viabilizar a candidatura. Assim, na história do COI, apenas dois brasileiros integraram o seu Comitê Executivo, a saber, José Ferreira dos Santos e Sylvio de Magalhães Padilha (membro do Comitê Executivo e Vice-Presidente); e

– Com a saída de Nuzman do COI e a demissão de João Havelange, o Brasil fica sem membros efetivos. Isso significa que está aberta a vaga para um novo membro do COI no Brasil. Tomara que seja alguém bom.

Essa assessoria de imprensa do COB deveria envergonhar-se ao dar informações incompletas, que levam a um mau entendimento do fato.

Anúncios

2 Responses to “Nuzman Deixa o Comitê Olímpico Internacional Por Ter Completado 70 Anos.”


  1. Gostei! Quem seria um bom candidato?

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: