Home

A Medalha Inédita.

julho 16, 2012

Outro dia um companheiro do Twitter me perguntou quem eu gostaría que ganhasse uma médalha inédita para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.

Não é uma pergunta fácil de responder. Por isso permiti-me alguns dias até que pudesse respondê-la. Há muita gente que merece subir ao pódio olímpico. A vida de atleta não é fácil. Ainda mais no Brasil, onde tudo milita contra o oferecimento de boas condições.

Vários nomes vieram à minha cabeça. Mas como tinha que escolher um, minha opção foi pela Joanna Maranhão. Desde que, ainda muito jovem, foi finalista na Olimpíada de Atenas que presto atenção em sua carreira. Em Atenas, Joanna igualou o feito de Piedade Coutinho na natação feminina, onde também foi finalista, em 1.936, em Berlin.

Não só por sua performance desportiva, Joanna Maranhão tem sido um exemplo para o Brasil. Atleta que não esconde o que pensa, discute, debate, não se apequena diante da cartolagem muitas vezes intimidadora. E traz ao debate outras questões muito importantes que fazem parte da vida de muita gente, dentro e fora do esporte e que outras pessoas fazem de conta não existir.

Joanna Maranhão é o tipo de atleta que, dois que parar de competir, o que espero ainda esteja bem longe de acontecer, deve permanecer ligadíssima ao esporte, para arejar as estruturas que ainda dominam esse segmento.

Assim, minha medalha olímpica vai para Joanna Maranhão.

Como

2 Responses to “A Medalha Inédita.”


  1. Como ex-atleta de natação ficaria muito feliz com essa conquista da minha colega.

    Curtir


  2. Boa, Murray.

    Uma medalha de Joanna seria um tapa com luva de cactus na cartolagem nacional e um exemplo pros jovens de que ninguém precisa bajular dirigente pra ser gigante no esporte.

    Um abraço.

    @joaobljr

    Curtir


Deixe um comentário

