Home

Os Observadores do Brasil.

junho 24, 2012

A Folha de São Paulo de hoje noticia que o governo gastou R$ 99.000,00 (noventa e nove mil Reais) em ingressos para observadores. A categoria “obsevadores” é conferida às pessoas que integram o comitê de organização de outros Jogos Olímpicos, no nosso caso, o Co-Rio.

Não sou contra credenciar e dar ingressos a essas pessoas. Muitas das bobagens que ouvimos dos organizadores é porque vários deles não têm qualquer idéia da magnitude de uma Olimpíada. Eles têm que ir para aprender.

A questão está em controlar com rigor quem são esses observadores, o que farão e aprenderão. O TCU e demais órgãos de controle dos gastos públicos devem ficar atentos, para que a viagem dos obsevadores não se transformem em um vistoso trem da alegria.

Sugiro alguns pontos a serem observados, no que se refere ao trabalho desses observadores:

– deve haver um comandante, que coordenará o trabalho dos observadores;

– deve ser avaliado corretamente quantos observadores são necessários para boa execução das tarefas. Não pode haver observador de mais, nem de menos;

– antes de sair do Brasil rumo aos Jogos Olímpicos, o coordenador dos observadores deve elaborar um cronograma e agenda de trabalho, indicando quem fará o que, para que cada um já possa fazer, previamente, a auto preparação para a função. O observador deve saber exatamente o que observar, o que é importante e o que é despiciendo. Necessário fazer uma lição de casa antes de viajar;

– durante os Jogos, a equipe de observadores tem que se reunir com muita frequência, trocar impressões, emitir relatórios parciais, avaliar o andamento dos trabalhos;

– ao final dos Jogos, cada observador deve entregar ao coordenador da equipe seu relatório final. O coordenador encarregar-se-á de concatenar toda a documentação recebida e transformá-la em um único documento;

– o TCU deve avaliar os gastos incorridos pelo Estado brasileiro com as viagens dos observadores e o relatório apresentado por eles.

Essas são algumas diretrizes que as autoridades do Brasil devem seguir para que o dinheiro dos brasileiros, que financiará as viagens, não seja mau utilizado.

Esse é um assunto que deve ser tratado com muito rigor.

Anúncios

One Response to “Os Observadores do Brasil.”

  1. Celso Says:

    O pior é enviar observadores dos esportes olimpicos que nao entendem nada da modalidade. Isso sim é gastar dinheiro a toa.
    Peçam os nomes dos observadores, pois varios vao passear em Londres.

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: